Vasco Praça Filho e Ricardo César Machado Braga assumiram os cargos de presidente e vice-presidente respectivamente na manhã desta sexta-feira.

Depois de 16 anos, a Central Mineira de Latícinios – Cemil – terá nova diretoria. Eleitos por unanimidade entre os conselheiros da cooperativa,  Vasco Praça Filho e Ricardo César Machado Braga assumiram os cargos de presidente e vice-presidente respectivamente na manhã desta sexta-feira (06). A solenidade de posse aconteceu na sede da Cemil em Patos de Minas e contou com a participação de autoridades, cooperados e produtores de toda a região.

Vasco Praça Filho assume o lugar deixado por João Bosco Ferreira, que estava no cargo desde 2002. O agora ex-presidente, João Bosco, falou dos avanços alcançados à frente da Cemil, principalmente expandindo os mercados. Já Ricardo Braga assume a vice-presidência no lugar de Cilas Pacheco, que também se emocionou a se despedir do cargo que ocupou durante os últimos 16 anos.

Vasco Praça Filho é zootecnista, foi presidente da Coopervap – Cooperativa Agropecuária Vale do Paracatu por dois mandatos, foi prefeito de Paracatu também por dois mandatos e deixou o cargo com cerca de 80% de aprovação popular. Ele disse que pretende aproximar ainda mais a empresa do homem do campo, valorizando ainda mais os produtores que fornecem a matéria prima para a cooperativa.

Já Ricardo Braga, que assume a vice-presidência da Cemil é graduado em Gestão em Agronegócios pelo UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas), e pós-graduado em Gestão Empresarial pela mesma instituição de ensino. Foi presidente do Conselho Administrativo do CCGC (Consórcio Cooperativo Grupo Cemil) entre abril de 2015 e março de 2016 e diretor vice-presidente da Coopatos  (Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas) entre 2011 e 2018.

O desafio da nova diretoria é fazer com que a cooperativa continue crescendo. A Cemil foi fundada em 1993 para auxiliar as cooperativas da região a destinarem o leite que recebia de seus filiados e se tornou uma das maiores do país. O Parque Industrial em Patos de Minas possui cerca de 800 funcionários diretos.

Hoje a capacidade instalada do parque industrial da Cemil é de 20 milhões de litros mensais. A empresa é a 4ª no ranking de das empresas líderes em vendas de produtos aromatizados de 200ml e a 7ª  entre as empresas líderes em vendas de produtos longa vida de 1 litro. A Cemil está presente em 19 Estados brasileiros.