O Brasileiro não tem um segundo de paz. Até na hora de pagar impostos ao Governo, há risco de ser enganado por algum golpista de plantão. Nesta época do ano, os alvos são os proprietários de veículos que precisam pagar o IPVA. Em 2025, mais de 2,6 mil ocorrências de golpes desse tipo foram registradas, causando prejuízo financeiro a diversos contribuintes.
A escala de vencimentos do imposto começa em 9 de fevereiro, mas o pagamento antecipado já pode ser feito desde 2 de janeiro. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) orienta que a consulta e o pagamento sejam realizados exclusivamente pelo site oficial do órgão ( www.fazenda.mg.gov.br ) ou pelo aplicativo MG App.
Segundo o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques, uma força-tarefa criada em 2025 segue atuando no combate às fraudes, com ações como a derrubada de sites falsos, suspensão de CNPJs e bloqueio de contas bancárias usadas pelos golpistas. Mesmo assim, o contribuinte deve continuar atento.
Entre as fraudes mais comuns estão sites falsos que imitam páginas oficiais, envio de links por redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens e promessas de descontos inexistentes. A Secretaria de Estado da Fazenda alerta que o desconto oficial para pagamento em cota única é de apenas 3%.
O órgão reforça ainda que não envia boletos pelos Correios e orienta que, antes de pagar via Pix, o contribuinte confira se o favorecido é o Estado de Minas Gerais.
Links ou sites suspeitos devem ser denunciados à Delegacia Virtual, à Polícia Civil ou à Ouvidoria-Geral do Estado. Não há previsão de ressarcimento para quem cair em golpes, e o IPVA seguirá sendo devido para regularização do veículo.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]