A campanha de vacinação continua a todo vapor em Patos de Minas. Nesta terça-feira (30), foram aplicadas mais de 1000 doses em idosos com idade superior a 71 anos. Nossa reportagem foi até ao Parque de Exposições acompanhar a vacinação e registrou também a exaustão dos profissionais de saúde. Mesmo trabalhando com um sorriso no rosto e com toda a atenção do mundo com os pacientes, eles sofrem grosserias, fake news e várias horas sem alimentação.

Foram 1.110 doses destinadas para a vacinação de idosos acima de 71 anos hoje. Como de costume, alguns foram de carro pelo sistema drive-trhu e outros a pé. A dona Maria das Graças de 71 anos recebeu a primeira dose do imunizante e disse que agora está muito tranquila. Quem a levou foi o próprio filho. Ele preferiu não gravar entrevista, mas disse que está muito feliz e aliviado de ver a mãe protegida.

Quem também recebeu a primeira dose, foi a dona Terezinha. Com o humor e a alegria sempre em dia, ela pediu para as pessoas se cuidarem e ainda disse “Eu quero que essa maldição vai para os quintos do fundo do mar, onde não canta galo nem galinha, porque está muito triste ver famílias perdendo seus entes queridos”.

Para todas as pessoas, os profissionais de saúde mostram o líquido dentro da seringa e explicam tudo a respeito da vacinação. Entretanto, todos os dias eles são atacados por meio de fake news e também por pessoas grosseiras que vão até o local de vacinação. Algumas pessoas questionaram o método de extração do líquido da vacina de dentro do frasco. De acordo com a Enfermeira responsável, Cecy Borges, não é possível retirar o líquido na frente do paciente porque corre um grande risco de perder a eficácia.

“O frasco da vacina tem que ficar em uma temperatura muito baixa. Cada frasco contém 10 doses e se a gente deixa para preparar na frente do paciente corre o risco de perder a dose até chegar no 10º”. Ela ainda ressaltou. “Se alguém da família quiser acompanhar como o trabalho é feito, nós estamos abertos aqui. Nosso trabalho é feito com muita seriedade e com muito respeito a vida, não é justo sermos atacados desta forma” finalizou a enfermeira.

Outro desafio é a exaustão dos profissionais. Uma mulher apareceu no parque de exposições às 15h00 levando refrigerante e alguns salgados para os profissionais de saúde que estavam desde as 07h00 sem comer. Segundo eles, falta tempo para se alimentar pois o trabalho é intenso. A mulher que levou os alimentos também não quis gravar entrevista, mas disse achar um absurdo que os profissionais sejam tratados desta maneira.