A vacinação contra a Covid-19 tem sido a principal medida para impedir que as pessoas fiquem em estado grave ou venham a óbito ao se infectarem pelo coronavírus. Com centenas de casos diariamente, Patos de Minas tem contabilizado poucas mortes. A orientação é para que todos se vacinem e, quando estiver no momento certo, o melhor é não esperar.

Isso porque, caso a pessoa se contamine, ela terá que esperar por um bom tempo. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, nota técnica do Ministério da Saúde diz que quem for infectado pelo coronavírus deve adiar a vacinação por pelo menos 4 semanas após o início dos sintomas.

As pessoas que não apresentam sintomas também devem aguardar 4 semanas, neste caso o prazo começa a contar do primeiro exame positivo da doença. Este período deve ser obedecido tanto para quem busca a 1ª, 2ª ou 3ª doses da vacina. E caso a enfermidade dure mais tempo, o órgão indica esperar a recuperação clínica total para então tomar a vacina.