O Centro de Controle de Zoonoses já imunizou cerca de 4 mil animais contra a raiva apenas no primeiro dia de campanha. A expectativa é de que sejam imunizados mais de 20 mil animais entre cães e gatos até o final da campanha de vacinação antirrábica. Na manhã desta sexta-feira (18), nossa reportagem conversou com a coordenadora do CCZ que explicou como está funcionando a vacinação principalmente na zona rural.

De acordo com Vanessa Pereira, a raiva não tem cura e é extremamente letal, por isso a importância de se imunizar os animais. A primeira etapa, que aconteceu no dia 5 desse mês, imunizou mais de 4 mil pets entre cães e gatos. Segundo Vanessa, os locais de vacinação são espalhados por toda a cidade trazendo mais comodidade aos papai e mamãe de pet.


Entretanto, algumas questões surgiram como por exemplo os tutores de animais mais agressivos, o que fazer? Vanessa explicou que o Centro de Controle de Zoonoses não pode distribuir a vacina para que o tutor aplique no animal em casa. “A orientação que a gente dá é que o dono leve o animal em coleira, focinheira e em alguns casos nem é preciso retira-lo do carro. O nosso agente vai até o carro e aplica a vacina” disse ela.

Além disso, várias pessoas questionaram a respeito dos animais em situação de rua. Vanessa explicou que há uma parceria com agentes da Aspaa para que esses animais também sejam imunizados e protegidos contra a raiva. Na zona rural, o trabalho está acontecendo de porteira em porteira. “Nós temos quatro equipes indo de casa em casa e realizando a imunização nos animais” disse ela.

Confira os locais de imunização para esse sábado (19) na nossa galeria de fotos.