Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Patos de Minas também decidiu ampliar a oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. As doses já estão disponíveis a partir desta segunda-feira (15) em todas as unidades de saúde do município.

A medida tem o objetivo de reduzir a incidência de infecções respiratórias e contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e mortes durante o período do outono e inverno. A Secretária de Estado da Saúde reforçou, no entanto, a necessidade de imunização dos públicos prioritários, que são as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Em Patos de Minas a vacina contra a influenza estará disponível em todas as 20 unidades de saúde da cidade e da zona rural. A vacinação acontece no horário de 8h às 16h, com exceção das USFs Sebastião Amorim, Padre Eustáquio, Nova Floresta e Itamarati, que ficam abertas até mais tarde, fechando às 18h.

“O Governo federal liberou a vacina contra a gripe para a população de forma geral. Vale destacar que a disponibilidade de doses ocorre de acordo com o envio de remessas pelos órgãos competentes, não sendo responsabilidade do município essa reposição”, informou a nota da Prefeitura.

Para receber a dose da vacinação da influenza é preciso levar o cartão de vacina e documento com foto.