A Prefeitura de Patos de Minas anunciou nesta segunda-feira (22) a disponibilização de mais 4.538 doses de vacinas contra a Covid-19 para serem aplicadas esta semana. A Administração Municipal também anunciou a abertura do cadastro para pessoas acima de 60 anos que desejarem ser imunizadas. Nesta etapa, só os idosos acima de 78 estão recebendo a primeira dose do imunizante. A expectativa é de vacinar mais de 600 pessoas só hoje.

A medida coincide com decisão do Ministério Saúde de liberar todo o estoque de vacinas disponível para a primeira dose. Antes, as secretarias municipais de saúde eram orientadas a utilizar apenas metade das doses disponíveis e a reservarem a segunda metade para a aplicação da segunda dose. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o município irá seguir todas as diretrizes do Ministério da Saúde e todas as vacinas que chegarem na capital do milho serão aplicadas de forma integral, sem reservas para a segunda dose.

Nossa reportagem foi até o Projeto Saci, na tarde dessa segunda-feira (22) e registrou a movimentação intensa dos idosos em mais um dia de combate à Covid-19 em Patos de Minas. Hoje os idosos com idade de 78 anos é que estão sendo vacinados. Já na quarta-feira (24), será a vez dos idosos de 77 anos tomarem a primeira dose do imunizante.

Segundo a Enfermeira Cecy Borges, responsável pela vacinação, os patenses estão muito empenhados em buscar a vacina, a expectativa é de que só hoje sejam vacinadas mais de 600 pessoas. A fila de carros estava dando a volta pelo quarteirão da unidade, alguns idosos foram a pé mesmo e saíram bastante satisfeitos.

Para realizar o cadastro e receber a dose da vicina contra a Covid-19, os idosos acima de 60 anos já podem acessar o endereço eletrônico http://patosdeminas.mg.gov.br/home/VACINACOVID . #VacinaPatos #VemVacina.

Segundo o prefeito Luís Eduardo Facão, com a liberação de mais 4.500 doses esta semana, Patos de Minas poderá atingir o percentual de 10% da população imunizada contra a Covid-19.