A campanha de vacinação segue a todo vapor nas unidades de saúde de Patos de Minas. Entretanto, usuários da USF do bairro Brasil relataram alguns transtornos na manhã desta quarta-feira (04). Segundo eles, há apenas uma enfermeira realizando o cadastro e aplicando as doses da vacina da unidade. Nossa reportagem foi ao local e registrou imagens de como estava a fila.

Quem foi até a Unidade de Saúde da Família do Bairro Brasil na manhã de hoje teve que enfrentar fila para se vacinar. Isso porque, segundo usuários, apenas uma servidora estava aplicando as doses no local. “Aqui tem mulher grávida, crianças, idosos, todos esperando nessa fila. Eles lançam campanha de vacinação, mas não se preparam para a demanda” disse uma usuária da unidade.

Ainda segundo o pessoal que aguardava na fila, muitas pessoas desistiram e voltaram para suas casas. Nós entramos em contato com a Prefeitura Municipal que nos emitiu o seguinte posicionamento:

Mediante a liberação de novo público para vacinação contra Covid-19, no caso 60 a 69 anos, é natural o aumento da procura e, assim, de filas. Além disso, há outras campanhas em andamento, como gripe e sarampo.

Apesar disso, o atendimento flui com tempo de espera dentro da normalidade. A Secretaria de Saúde orienta que, caso o usuário não tenha condições de esperar, deve procurar a vacinação fora dos horários de pico. O maior movimento é nas primeiras horas da manhã.

Destaca-se que as salas de vacina não fecham para almoço e atendem, no geral, até 16h.