Diretores, Especialistas e Secretários Escolares das escolas estaduais que compõem a SRE Patos de Minas participaram das palestras.

O Núcleo de Tecnologia Educacional/NTE da Superintendência Regional de Patos de Minas realizou nessa quinta-feira (03) o “I Encontro de Tecnologia Educacional de 2018”. Diretores, Especialistas e Secretários Escolares das escolas estaduais que compõem a SRE Patos de Minas participaram das palestras realizadas no Salão de Júri da Faculdade de Direito do Unipam.

No encontro foram abordados temas relevantes ao desenvolvimento das ações nas escolas no que se refere ao uso das tecnologias e sua aplicabilidade tanto do administrativo quanto pedagógico. Segundo Andreia Pereira, coordenadora do NTE de Patos de Minas, os pontos principais da pauta foram as discussões em torno das diretrizes e plano de ações do setor voltados para a tecnologia educacional.

O impacto da incorporação de novos equipamentos nas escolas, o uso destes para facilitar os serviços administrativos e, sobretudo, a priorização do uso pedagógico das ferramentas de informação e comunicação serão amplamente discutidos com as 64 escolas que compõem a SRE Patos de Minas em 2018.

O NTE é composto atualmente pelos servidores Andreia Cristina Pereira, Fabiano Alves Teixeira e Pablo Marques Pereira, que atuam como técnico pedagógico e de suporte, prestando atendimento técnico e capacitações às 64 escolas. Os municípios que compõem a SRE Patos de Minas são: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros e Varjão de Minas.

Além da montagem de novos equipamentos e suporte técnico, o trabalho do Núcleo de Tecnologias abordará em 2018 especialmente a governança de TI, a segurança da informação e comunicação, bem como a formação continuada dos servidores da Regional e escolas em Tecnologia Educacional, incentivando o uso dos recursos tecnológicos como facilitadores do processo ensino aprendizagem.

No encontro também foram apresentados relatos de experiências, abordando os avanços do uso das tecnologias em nossas escolas:

- EE José Caetano Ribeiro/São Gotardo - Relato: Projeto Paz e Ética – Sexting.

- EE Doutor Paulo Borges/Patos de Minas - Relato: Organização Sala de informática e parcerias para capacitação de servidores.

- EE Adelaide Maciel/Patos de Minas - Relato: Projeto Bullying: Uma ameaça iminente.

De acordo com a Coordenadora, a parceria e o trabalho coletivo do setor de tecnologias, SRE e Escolas é que torna possível os avanços e o alinhamento de ações que tem como foco principal o desenvolvimento dos alunos.

Informações e fotos – Núcleo de Tecnologia SRE