Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, a URT venceu a Caldense por 3 a 1 neste domingo (21), no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. O jogo foi o último da equipe patense antes da paralisação do torneio, anunciada na terça-feira pelo governador Romeu Zema.

Os gols do time patense foram marcados por Matheus Oliveira, João Diogo e Bernardo. David descontou para os visitantes. Com a vitória, a URT subiu para a 6ª posição do Mineiro, com seis pontos em cinco partidas, e se afastou da zona de rebaixamento para o Módulo II. Já a Caldense permanece em 4º lugar, com 8 pontos.

Após o encerramento da quinta rodada neste domingo, as partidas do Campeonato Mineiro ficarão suspensas. A decisão foi anunciada na terça-feira pelo governador, Romeu Zema, devido à instituição da Onda Roxa em todo o estado. Antes, o Governo já havia proibido a realização de partidas envolvendo clubes de outros estados em Minas Gerais, incluindo os duelos da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista que haviam sido programados para municípios mineiros.

Na segunda-feira (22), haverá uma nova reunião para discutir a sequência da competição. Porém, a princípio, os eventos esportivos estão suspensos. De acordo com o presidente da Federação Mineira de Futebol, Alexandre Aro, os jogos deste fim de semana funcionaram como conscientização da população sobre os cuidados necessários no combate à pandemia.

“A ideia e o objetivo é de que a quinta rodada seja utilizada para conscientizar o torcedor sobre a importância sobre a necessidade e a importância de uma mudança de postura, porque em um passado conseguiu reduzir drasticamente as taxas e o número de contágios, somente com uma simples mudança no comportamento do cidadão”, disse Aro em comunicado à imprensa na terça-feira.

O jogo

A URT começou o jogo com Renan Rinaldi; Kellyton, Davy, Donato e Pedro Rosa; Jean Carlos, João Diogo e Romário; Matheus Oliveira, Léo Aquino e Yago. Os donos da casa foram dominantes no primeiro tempo e criaram as melhores chances. A primeira, em cobrança de falta na trave de Léo Aquino, logo aos 9 minutos de jogo.

Depois, aos 24 minutos, o mesmo Léo Aquino lançou Yago, que apostou corrida com a defesa e foi derrubado na área. Matheus Oliveira converteu o pênalti no canto direito do goleiro e abriu o placar para a URT.

Já nos acréscimos, os donos da casa ainda tiveram outra grande chance - Donato pegou a sobra do escanteio e emendou um chute sem-pulo. A bola quicou e entraria no ângulo não fosse a defesa do goleiro Passarelli.

No segundo tempo, a Caldense cresceu no jogo, mas foi a URT quem marcou primeiro. Pedro Rosa fez linda jogada pela esquerda, chegou à linha de fundo e tocou para João Diogo na entrada da área. O meia da URT dominou e chutou com a perna direita. A bola bateu no travessão e entrou na gaveta do gol da Caldense.

Logo depois, a Caldense respondeu. Aos 32 minutos, David deslocou o goleiro Renan Rinaldi em cobrança de pênalti e diminuiu para os visitantes. Mas foi só um susto: aos 41, Bernardo mandou um balaço em cobrança de falta de longa distância e acertou o canto esquerdo das redes, assegurando a segunda vitória da URT na competição - 3 a 1.