O atacante Marquinhos comemorou com os companheiros o 1° gol do Cruzeiro.

A URT não conseguiu segurar o forte ataque do Cruzeiro e, mesmo jogando em casa, acabou perdendo o jogo por dois a zero. A partida disputada neste domingo(29) no Estádio Zama Maciel teve um primeiro tempo fraco tecnicamente e os gols só saíram na etapa complementar. Marquinhos abriu o placar aos 6 minutos e Joel completou o placar no finalzinho da partida.

A URT priorizou a marcação até tomar o primeiro gol. No final da partida, o Trovão Azul teve duas chances de empatar o jogo com Júnior Paraíba e o goleiro Fábio salvou a Raposa. No próximo domingo, na última rodada da primeira fase do Mineiro, o Cruzeiro terá pela frente o Tombense que também briga pela classificação. Já a URT vai enfrentar o Tupi precisando da vitória para se manter na primeira divisão.

O jogo

Mesmo precisando somar pontos, o técnico Eugênio Souza armou uma equipe mais defensiva, com o lateral Edu Pina ocupando uma vaga no ataque. O líder Cruzeiro montou um time misto, mas manteve Leandro Damião e promoveu o retorno de Marquinhos. E a dupla de ataque da Raposa teve a primeira chance de gol do jogo. Leandro Damião tocou para Marquinhos chutar cruzado com muito perigo.

Mas ficou nisso. Até a parada para a hidratação aos 25 minutos, este foi o único chute a gol do jogo. Sobrava disposição, mas faltava criatividade às duas equipes. Sem ser ameaçada, a URT passou a buscar mais o ataque. Mas também falhava no setor de armação. As poucas oportunidades que surgiram em cobranças de falta na área foram desperdiçadas.

Aos 41 minutos, o ataque do Cruzeiro funcionou e Marcos Vinicius sobrou livre dentro da área para marcar, mas esperou demais e Marzagão conseguiu travar na hora do chute. A URT teve mais uma chance de levantar a bola na área da Raposa, mas voltou a errar e o primeiro tempo terminou em branco no Estádio Zama Maciel.

Os dois times voltaram sem alteração e para apagar a má impressão deixada no primeiro tempo, o Cruzeiro partiu para o ataque. Em um perde e ganha na entrada da área, a bola sobrou para Judivan bater no meio do gol, para a boa defesa de Fernando. Foi o prenúncio do que estava por vir. Marcos Vinicius penetrou pela direita e tocou para a área. Leandro Damião fez o corta luz e Marquinhos bateu colocado para abrir o placar no Zama Maciel.

Em cobrança de lateral, Ceará achou Damião na área. O atacante tentou uma bicicleta, mas bateu pra fora. O técnico Eugênio Souza desfez o esquema defensivo e mandou a campo Bruno Donizete e Wellington. A movimentação no ataque melhorou, mas a URT continuou com dificuldades para chutar no gol.

Muito à vontade em campo, Fábio foi fazer graça e quase perdeu para Júnior Paraíba. E quase Júnior Paraíba marcou. Ele fez o corte e bateu cruzado, obrigando o goleiro da Raposa a fazer ótima defesa. O Cruzeiro respondeu com Leandro Damião, que recebeu na frente e tentou por cobertura, mas o goleiro Fernando defendeu. Na sobra, Joel bateu pra fora.

Aos 38 minutos, Leandro Damião tirou do zagueiro, mas bateu em cima do goleiro Fernando. A URT foi em busca do resultado e quase marcou. Júnior Paranaíba recebeu na linha de fundo, dentro da grande área, cortou o zagueiro e bateu rasteiro, com força, obrigando Fábio a salvar o Cruzeiro.

No finalzinho do jogo, aos 49 minutos, em contra-ataque rápido, Marquinhos deixou Joel livre para marcar o segundo e fechar o placar no Zama Maciel. A vitória por dois a zero, mantém o Cruzeiro na liderança do Campeonato Mineiro. A URT caiu para a zona de rebaixamento e vai ter que vencer o Tupi fora de casa no final de semana para se garantir na elite do futebol mineiro.

Autor: Maurício Rocha