Um troféu simbólico foi erguido pelos jogadores da URT.

A União Recreativa dos Trabalhadores é campeã do Campeonato Mineiro do Módulo II. O Trovão Azul não tomou conhecimento do Democrata e venceu a partida por três a zero. Os gols foram marcados por Peri (2) e Robinho. A torcida que lotou o Estádio Zama Maciel fez a festa e promete muita comemoração neste sábado (14) que já está marcado na história do clube.

A URT precisava apenas de um empate para conquistar a tão sonhada vaga na elite do futebol mineiro. Mas o Trovão Azul não quis saber do regulamento e foi com tudo para o ataque. Logo aos três minutos, Gean Carlos cobrou falta na área e Robinho cabeceou forte para abrir o placar e fazer explodir o Zama Maciel de felicidade. Precisando da vitória, o Democrata partiu para o ataque. Mas o time esbarrava na forte marcação celeste, que explorava os contra-ataques com eficiência. Em um lance desses, Gean Carlo lançou Marcel que perdeu boa oportunidade de ampliar o placar.

O jogo era nervoso e muito pegado. Em menos de 20 minutos, quatro jogadores já tinha sido advertidos com cartão amarelo. Mas a URT marcava melhor e dominava a partida. Os contra-ataques eram bem articulados e o segundo gol não saiu graças ao goleiro França. Iran viu bem o jogo e fez a bola chegar limpa a Marcel do outro lado. Ele tentou por cobertura e obrigou o goleiro do Democrata a se esticar todo para fazer a defesa.

O Democrata só chegava com perigo ao gol de Cristiano nas bolas levantadas na área. Mas não demorou para a URT ampliar o placar. Robinho foi a linha de fundo e bateu cruzado. O atacante Peri veio de trás e empurrou para o fundo das redes, aumentando a festa no Zama Maciel, aos 38 minutos. Aí foi só tocar a bola e esperar o tempo passar, até o apito final do primeiro tempo.

A URT voltou para o segundo tempo com a mesma postura. Forte na marcação e rápido no ataque, o Trovão Azul chegava com muita facilidade ao gol de França e não demorou muito a ampliar o marcador. Iran fez boa jogada na linha de fundo e cruzou na medida para Robinho cabecear. França salvou na primeira, mas a bola sobrou para Peri fazer o terceiro do Trovão Azul. A torcida não segurou o grito de “é campeão” que havia ficado preso na garganta durante toda a semana.

Aos 24 minutos, o técnico Luiz Eduardo, que tinha acabado de ser reverenciado pelos torcedores, mandou o artilheiro Leandro Bocão para o campo. Ele entrou no lugar de Peri que foi aplaudido de pé. Autor de dois gols no jogo, o atacante foi decisivo na campanha vitoriosa da Celeste, que continuou mandando no jogo. O time tocava a bola de um lado para o outro e chegava com facilidade ao gol do Democrata. Poderia ter feito mais.

Mas a festa já estava armada no Estádio Zama Maciel. Presa fácil, a Pantera não demonstrava nenhum poder de reação.  Aí foi só esperar o apito final para comemorar a conquista do título do Campeonato Mineiro do Módulo II. Os portões foram abertos e os torcedores correram para comemorar com os jogadores. Uma festa que promete entrar pela noite com muitos fogos e carreata.

Na outra partida, a Patrocinense não conseguiu furar a forte marcação do Minas Futebol e ficou pelo caminho. A partida terminou zero a zero e o time de Sete Lagoas acabou ficando com a vaga.

URT 3 x 0 EC Democrata

Zama Maciel – 16h
A: Emerson  de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
A1: Celso Luiz da Silva (CBF/FMF)
A2: Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF)
4ºA: Eduardo Nogueira Soares (liga Local)

Gols: 9-Robinho, aos 3’1T, 7-Peri, aos 38’1T e aos 15’2T (URT)

Público: 2.111 pagantes
Renda: R$ 30.970,00

URT: 1-Cristiano, 2-Iran, 3-Martinêz, 4-Eddiê, 5-Xandinho, 6-Marcel, 7-Peri (17-Leandro Bocão, aos 23’2T), 8-Marzagão, 9-Robinho (18-Vander, aos 36’2T), 10-Jean Carlo (16-Cesinha, aos 43’1T) e 11-Zé Maria. Técnico: Luiz Eduardo

EC Democrata: 1-França, 2-Marquinhos (17-Diego Souza, no intervalo), 3-Lucio, 4-Weldes (15-Lucas Barata, no intervalo), 5-Rodolfo, 6-Daniel Silva, 7-Cássio, 8-Júnior Negão, 9-Marinho, 10-Ely Tadeu e 11-Amilton. Técnico: José Maria Pena

Cartões Amarelos:
URT: 2-Iran, 8-Marzagão e 9-Robinho
EC Democrata: 3-Lucio, 5-Rodolfo e 7-Cássio

Autor: Maurício Rocha