O Atlético Mineiro dominava as ações, mas não chega com perigo. ( Foto: O Tempo )

A URT não conseguiu chegar à tão sonhada final do Campeonato Mineiro. O Trovão Azul foi guerreiro em campo, mas acabou perdendo para o Atlético por 2 a 0 nesta tarde no Estádio Independência. O primeiro jogo em Patos de Minas terminou empatado em 2 a 2 e a equipe celeste precisava da vitória para se classificar para a próxima fase.  Os gols foram marcados por Lucas Pratto e Rafael Carioca no segundo tempo de jogo.

Com a derrota a URT se despede da competição e inicia a preparação para a disputa da série D do Campeonato Brasileiro. O Atlético vai disputar o título com América ou Cruzeiro que decidem a vaga neste domingo. Na primeira partida o Coelho venceu por dois a zero e pode até perder por um gol de diferença que se garante na grande final do Mineiro 2016.

O jogo

Em um jogo decisivo, como o confronto com o Atlético nesta tarde no Estádio Independência todo o cuidado era pouco e a URT seguiu direitinho o que foi planejado durante a semana. Concentração total na defesa, fechando os espaços e brigando por cada bola no ataque e saída rápida para os contra-ataques. E assim o Trovão Azul conseguia segurar o Galo. Robinho, Pratto e Dátalo tocavam a bola de um lado para o outro, mas tinham dificuldade para chegar ao gol de Folmann.

As poucas oportunidades criadas pelo time do Atlético foram desperdiçadas, como a cabeçada de Júnior Urso por cima do gol. A URT também não conseguiu encaixar um contra-ataque como o de Balotelli no primeiro jogo. Aliás, ele até teve uma oportunidade, mas levou com a mão e arbitragem parou. Após a parada para hidratação, o Atlético continuou martelando e quase marcou com Dátalo cobrando falta. Folmann defendeu no reflexo e na volta o chute saiu em cima do zagueiro da URT.

No finalzinho do primeiro tempo, Folmann trabalhou bem dentro da área e ainda defendeu com segurança a cobrança de falta de Dátalo, garantindo um primeiro tempo sem gols no Estádio Independência. O Atlético voltou para o segundo tempo com o mesmo time, mas o técnico Ademir Fonseca fez duas mudanças na URT. O empate não servia para o Trovão Azul.  Mas o jogo não mudou.

Na cobrança de escanteio, Mauro Viana cabeceou e obrigou Victor a fazer grande defesa. O Atlético deu o troco na mesma moeda. Júnior Urso bateu forte, com perigo. Aos 17 minutos, na melhor chance do jogo, Robinho cruzou na medida e Lucas Pratto perdeu o gol. Mas aos 26 minutos não teve jeito. Douglas Santos cruzou, a bola desviou e sobrou para Lucas Pratto estufar as redes do goleiro Folmann.

A URT partiu para o ataque e, após cobrança de falta, quase marcou. Alex Murici bateu para o gol e obrigou Victor a fazer grande defesa. O Trovão Azul era valente e foi em busca do resultado, mas no finalzinho do jogo acabou tomando o segundo gol. Rafael Carioca recebeu na entrada da área e bateu rasteiro no cantinho. O resultado de 2 a 0 garantiu o Atlético na final do Mineiro. A URT encerra sua participação no Campeonato Mineiro, com o título de Campeão do Interior e a certeza de que fez bonito na competição.

Autor: Farley Rocha