As urnas eleitorais estão em fase de geração das mídias, carga e lacração para o dia das eleições municipais, em 06 de outubro. Ao todo, em Patos de Minas e região, são 517 urnas eleitorais para as zonas 210ª e 330ª, que integram a Comarca de Patos de Minas. A conclusão desta etapa deve acontecer nesta terça-feira (24), quando as urnas serão testadas por meio de um simulado de votação.
A maior quantidade de urnas ficará em seções eleitorais de Patos de Minas, sendo 367 ao todo; para Lagoa Formosa, serão destinadas 53 urnas; em São Gonçalo do Abaeté serão 21 e em Varjão de Minas 20 urnas eleitorais. Outras 56 urnas ficarão de reserva, caso algum equipamento apresente defeito. Se algum defeito ocorrer, a urna será substituída imediatamente, sem risco de apagar os votos já registrados anteriormente.
Durante três dias, as 517 urnas passam pelo processo de conferência, com “geração das mídias, carga e lacração”. Nas urnas, são inseridos os dados dos eleitores e dos candidatos, já aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Logo após, acontecerá uma simulação de votação para testar se está tudo certo com as urnas. Esse simulado está previsto para acontecer nesta terça-feira (24).
Logo após a realização do teste, as urnas, já lacradas com assinaturas do Juiz Eleitoral e do Promotor Eleitoral, serão destinadas para serem guardadas e protegidas pela Polícia Militar.