O Centro Universitário de Patos de Minas realizou, na manhã deste sábado (05), o encontro pedagógico que marca o início do semestre letivo da instituição. Após dois anos, o encontro aconteceu de forma presencial e reuniu cerca de 400 professores do ensino superior, técnico e médio. A palestra ficou por conta do Mestre Vasco Moretto.

De acordo com o Reitor do Unipam, Henrique Miranda, o encontro pedagógico é de extrema importância uma vez que serve como renovação de esperança e reforça o compromisso de não parar. Henrique explicou que o Unipam, além de oferecer uma educação que transforma também é a educação que não para. "Os professores tiveram que se reinventar durante a pandemia e agora toda a comunidade acadêmica se sente revigorada em retornar a presencialidade", disse ele.


Para a professora Fatinha Porto, o encontro pedagógico tem um significado mais que especial. "Nós estamos aqui com muito entusiasmo, muita paixão e muita expectativa de que 2022 será um ano realmente diferente". Fatinha explicou que a presencialidade é fundamental para as relações humanas. Segundo a professora, o olho no olho, o calor humano, o aconchego são de extrema importância para o bom desenvolvimento das pessoas.


Os mais de 400 professores que estiveram no Centro de Convenções do Unipam assistiram a palestra do Mestre em Didática das Ciências, Vasco Moretto. A palestra teve como tema "o dia a dia em aula do professor competente”. Segundo Vasco, a educação não perdeu em razão da pandemia. Ele disse que os educadores e alunos tiveram que se moldar e repensar a forma de ensino. Vasco destacou que preparar aulas, ministra-las, avaliar a aprendizagem dos alunos são três situações complexas, que desafiam o professor, em seu dia a dia.


Os alunos do Centro Universitário de Patos de Minas retornaram as aulas presenciais nessa última terça-feira (02). Segundo o Reitor, é nítido a empolgação em relação a volta e o desejo de um ano diferente e com mais eficácia no aprendizado.