A Agência para o Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas (ADESP), com o apoio de diversas empresas e da Prefeitura de Patos de Minas, iniciou no mês de março, o movimento “Patos pela Vida”. O projeto tem por objetivo conscientizar a população, sobre o senso de responsabilidade, na luta contra o Coronavírus (COVID-19). Nesta terça-feira (13), houve a apresentação do trabalho que está seno feito por professores e alunos da área da saúde da universidade.

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) é uma das empresas parceiras. Dentre as atividades desenvolvidas pela instituição está o telemonitoramento dos pacientes que estão acometidos pela COVID-19. O trabalho teve início no mês de abril e é desenvolvido por mais de 100 alunos dos cursos da área da saúde do UNIPAM, sob a supervisão de professores da instituição.

Uma central de monitoramento foi preparada no bloco C do UNIPAM. Na ocasião, os professores recebem diariamente, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Patos de Minas, uma planilha de referência para telemonitoramento. Nela, estão disponíveis o nome do paciente, seu telefone de contato e uma classificação de 1 a 5, sobre a situação do paciente. Sendo: 01 para casos assintomáticos; 02 a 04 para casos médios; e 05 para casos graves.

Após receberem essas informações, os alunos iniciam o telemonitoramento. Eles entram em contato com o paciente e durante o atendimento é preenchida uma ficha de referência, a fim de acompanhar a evolução do caso. Se os alunos detectarem que o paciente encontra-se com sintomas graves da COVID-19, ele é orientado a procurar um hospital para atendimento imediato. Vale ressaltar que os alunos não solicitam nenhum documento pessoal. Todas as questões, da ficha de referência para telemonitoramento, estão relacionadas à saúde do paciente.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Karine Siqueira Cabral Rocha, a iniciativa visa contribuir, com a atenção primária à saúde, no acompanhamento dos pacientes com resultado positivo para COVID-19. A Professora Isa Ribeiro, do curso de enfermagem, é uma das coordenadoras dos alunos. Ela explicou que os universitários fazem os questionamentos para os pacientes e os orientam. Ela contou que apenas os médicos receitam medicamentos.

A universitária Lorena Lacerda explicou que eles telefonam para os pacientes e perguntam quais os sintomas, se estão com falta de ar, febre ou outro diagnóstico. E de acordo com as repostas, orientam os pacientes a seguirem o melhor procedimento. Os alunos também sugerem acompanhamento psicológico, já que muitos pacientes têm sofrido com todo esse cenário. O aluno Roberto Eustáquio da Silva contou que o objetivo também é levar mais conforto para os pacientes.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPAM, Professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, ressaltou que o UNIPAM é a maior instituição de ensino de Patos de Minas e segue trabalhando junto para enfrentar esse momento de forma científica, para que possamos passar por ele de forma menos trágica. A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, ressaltou a iniciativa e que ele tem sido de suma importância para tratar também os pacientes depois da fase infecciosa do coronavírus. Ela destacou que muitos pacientes precisam de tratamento devido a trombose ou necessidade de fisioterapia respiratória. Os dados coletados pelo projeto também vão servir para epidemiologia cercar o coronavírus, evitando sua proliferação.

O Presidente da ADESP, Walter Soares, explicou como se iniciou a união de esforços das entidades para conseguir recursos e assim implementar a Campanha Patos Pela Vida. Foram adquiridos testes ultrarrápidos, medicamentos, apoio para a instalação de novos leitos no Hospital de Campanha e diversas outras ações para que a população patense possa superar o inimigo que é o coronavírus.