Coordenadores de curso, representantes do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA), do setor de Ensino, Pesquisa e Extensão e da reitoria do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), se reuniram com Marina Passos, diretora de Recrutamento e Marketing da Northeastern University, com sede na cidade de Boston - Massachussets, nos Estados Unidos (EUA). O objetivo do encontro foi levantar as demandas dos coordenadores de cursos e ouvir as possibilidades oferecidas pela Northeastern, de modo a alinhar programas de mobilidade acadêmica interinstitucional, para alunos e professores, no campo de pesquisa, ensino e extensão.
O acordo assinado entre as instituições prevê, por exemplo, possibilidade de realização de cursos de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração (de 6 a 12 meses) no exterior; além de dupla titulação, ou seja, oportunidade de fazer metade do curso em cada instituição de ensino; e ainda realização de pesquisas científicas. Tudo isso em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, direito, empreendedorismo, engenharias, tecnologia, entre outras.
De acordo com Marina Passos, a Northeastern University está entre as 60 melhores universidades dos EUA, “o que é um excelente dado, considerando que os EUA têm mais de quatro mil universidades”, explica. São cerca de 20 mil estudantes apenas de pós-graduação, mestrado e doutorado. Segundo ela, a Universidade está aberta a inúmeras possibilidades de programas de cooperação interinstitucional, de acordo com as demandas apresentadas pelo UNIPAM.
Segundo o coordenador do NIMA, professor Heitor Cunha, a parceria com a Northeastern University possibilita uma excelente oportunidade de obter um diploma de reconhecimento internacional, de uma das melhores universidades americanas. “Isso tem um peso curricular muito alto e ainda dá possibilidade de trabalhar com uma grande gama de pesquisadores de altíssimo nível”, completa.
O requisito básico para participar do programa de mobilidade, na Northeastern University, é a fluência no inglês, comprovada por meio de testes de proficiência. Os interessados em saber mais, podem procurar o NIMA, pelo telefone (34) 3823-0340.