O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, na última terça-feira (2), o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Educação Superior (IES) do país, referente ao ano de 2022. No contexto nacional, considerado o IGC contínuo, o UNIPAM é o 20º colocado do país entre os 274 avaliados, estando entre os 7,3% melhores Centros Universitários do Brasil.

O IGC é um indicador de qualidade do desempenho das IES divulgado, anualmente, numa escala de 1 a 5. Esse indicador contribui para o aprimoramento da educação superior, fornecendo informações importantes para os estudantes, para as instituições de ensino, para os órgãos reguladores e para a sociedade em geral. O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) se destaca nesse indicador, obtendo nota 4.


De acordo com o IGC contínuo, o UNIPAM é o 1º Centro Universitário particular do estado de Minas Gerais, entre os 27 Centros Universitários avaliados. Ampliando esse cenário, no contexto nacional, a instituição é a 20ª colocada do país entre as 274 instituições avaliadas, correspondendo, assim, aos 7,3% dos melhores Centros Universitários do Brasil.

O reitor do UNIPAM, professor Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Neto, destaca a importância do indicador conquistado. “Esse é o trabalho de toda uma coletividade, só para você ter ideia, é o nosso maior IGC contínuo da história, desde que começou a aferir por esse método. Ele é uma construção coletiva de todos aqueles que estão envolvidos para oferecer uma educação que transforma e não para”, destacou.