A entrega aconteceu na tarde dessa terça-feira (29).

Máscaras produzidas pelo laboratório Fablab do Unipam vão proteger profissionais de saúde da região no combate ao novo coronavírus. A produção dos equipamentos de proteção foi viabilizada através de parceria entre a AMAPAR/CISPAR, Unipam, Instituto Maio e lojas maçônicas de Patos de Minas. A entrega aconteceu na tarde dessa terça-feira (29).

As mil máscaras doadas pelo Unipam serão utilizadas por profissionais de saúde de seis municípios do Alto Paranaíba.  As máscaras foram produzidas pelo Fablab em plástico translúcido (transparente) denominado PETG, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os equipamentos serão destinados aos seguintes municípios, que deram uma contrapartida na fabricação dos equipamentos: Arapuá, Tiros, Presidente Olegário, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza e Varjão de Minas.

Presente na entrega das máscaras, o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro, destacou o papel social da universidade e reiterou a parceria com os municípios também neste momento difícil, de enfrentamento ao Coronavírus. “Nos sentimos com o dever cumprido em atender a Amapar. Sabemos que essas máscaras vieram em boa hora, pois serão utilizadas por profissionais da área de saúde. É o mínimo que nós podemos fazer pela sociedade que acredita tanto na gente”, comentou.

Representando os municípios contemplados, o prefeito de Presidente Olegário e presidente da Amapar, João Carlos Castilho esteve presente na entrega dos materiais. O prefeito agradeceu a iniciativa da universidade e enfatizou a importância da união dos municípios, que tem viabilizado conquistas importantes. “Isso será fundamental para esses seis municípios. São máscaras reutilizáveis, que serão utilizadas pelo pessoal que fica à frente do atendimento à população”.

João Castilho ainda destaca o apoio essencial das universidades da região. Assim como o Unipam, a (UFV) Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba, também está fazendo sua parte e contribuindo com a produção de álcool gel 70% em seus laboratórios. A iniciativa é fruto de uma parceria entre UFV, Amapar/Cispar e WD Agroindustrial que fez a doação de 3.000 litros de álcool, que serão transformados em álcool gel, engarrafados e distribuídos entre dez cidades. Nessa parceria, os municípios contribuirão somente com a compra das embalagens.

Fotos: Rejane Gomes