Teve início nesta segunda-feira (04) a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Patos de Minas. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Nesta primeira etapa, as doses de vacinas contra a gripe vão atender aos idosos acima de 60 anos e também aos profissionais de saúde.

A imunização contra a influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. A vacina pode ser aplicada junto com a vacina contra a Covid-19.

Os moradores de Patos de Minas que pertencem ao grupo prioritário dessa etapa inicial podem procurar as unidades de saúde (exceto Várzea) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. As USFs Nova Floresta, Sebastião Amorim, Itamarati e Padre Eustáquio têm horário estendido até 18h30.

É necessário levar documento de identidade e, no caso dos trabalhadores da saúde, é importante portar documento que comprove o vínculo com o segmento (por exemplo, contracheque/holerite, contrato de trabalho atualizado ou cartão de ponto).

Segunda etapa - de 2/5 a 3/6

- Crianças (6 meses a menores de 5 anos);

- Gestantes e puérperas;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores Portuários;

- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

O dia D de mobilização nacional está marcado para 30 de abril. Nesta data, as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) também devem ser imunizadas.