A Universidade Federal de Uberlândia funciona atualmente em Patos de Minas no Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, antiga sede da Prefeitura. O espaço, no entanto, já não é mais suficiente para abrigar o número de alunos que aumenta a cada semestre. A UFU possui três cursos e enfrenta problemas com a falta de espaço.
Para garantir a qualidade da educação, a reitoria da UFU encaminhou ofício à reitoria do Unipam solicitando a alocação de salas no Campus da Major Gote. Depois de consultar o Conselho Curador da Fepam, a reitoria do Centro Universitário e os estudantes e de receber parecer favorável, o Unipam aceitou a parceria. A decisão foi publicada em um comunicado encaminhado à imprensa.
“Considerando que a UFU e o UNIPAM são instituições de educação superior parceiras e que ambas trabalham em prol de um único ideal – a transformação e o progresso, por meio do conhecimento -, o Conselho de Curadores da FEPAM manifestou- se favorável à solicitação, após consultar os mais diversos estamentos, entre eles, a Reitoria do UNIPAM e seu Diretório Central Estudantil – DCE”.
A partir desta parceria, o Campus da UFU em Patos de Minas passa a funcionar parcialmente nas dependências do UNIPAM. O Bloco “M”, o primeiro a ser construído pela instituição, será ocupado parcialmente pelos alunos da Universidade Federal de Uberlândia. A estrutura de dois andares possui salas de aula, salas para professores, setor administrativo e secretaria, banheiros e laboratórios, podendo abrigar todas as atividades da UFU na cidade.
O acordo vale até 2015, prazo previsto para a conclusão das obras do Campus da UFU em Patos de Minas. A construção está sendo feita em um terreno na região dos 30 Paus. O primeiro bloco, orçado em R$ 14,5 mi, começou mas a obra teve que ser interrompida por determinação judicial. Atualmente a construção está parada.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]