O reitor, Elmiro Santos Resende, e membros da comissão de licitação analisaram o terreno com otimismo.
A abertura dos envelopes de doação para o campus da UFU pode ter colocado fim a uma novela de cerca de 3 anos. Uma única proposta foi apresentada. O terreno ofertado é formado por 15ha onde já estava sendo construído o campus da universidade na região dos 30 Paus e mais 15ha ao lado, totalizando os 30ha pedidos pela UFU. Alunos, professores e autoridades que participaram da solenidade comemoraram a doação.
O Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, onde a UFU funciona de forma provisória em Patos de Minas, ficou lotado. Estudantes, autoridades e lideranças do município foram acompanhar a apresentação das propostas de doação de terreno para a construção do tão sonhado Campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade. Uma comissão, liderada pelo reitor da UFU, Elmiro Santos Rezende, veio de Uberlândia apresentar o resultado do processo de licitação. Todos os meios de comunicação da cidade estavam presentes.
Os proprietários de imóveis interessados em doar terreno para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas tiveram até essa quinta-feira (20) para apresentar as propostas. Assim como previa o edital, os envelopes com as doações deveriam ser apresentados pela UFU em reunião na manhã desta sexta-feira (21). A expectativa era de que mais de uma pessoa oferecesse imóveis para a Universidade, mas isso não aconteceu.
Apenas uma proposta foi apresentada. O terreno a ser doado é 15ha do que já havia sido disponibilizado anteriormente por Maria Tereza de Castro Alves Neves, que acabou se tornando alvo de um processo judicial que ainda corre na Justiça e outros 15ha ao lado. Os doadores ganharam na Justiça Federal o direito de participar novamente do processo de licitação, antes mesmo da conclusão do processo na Justiça. As regras desta licitação foram endurecidas para evitar que pessoas tentem tumultuar o processo, como se suspeita que houve na outra escolha. A UFU poderá usufruir de toda a infraestrutura que já foi iniciada no terreno.

Os doadores se comprometeram também em arcar com os custos de transferência do imóvel e com a infraestrutura necessária para o funcionamento da entidade. O valor da doação foi calculado em R$ 20 milhões. A doação foi comemorada pelas pessoas que estavam no local. Fogos de artifício chamaram a atenção de quem estava na região central da cidade. Como uma única proposta de doação foi apresentada, está praticamente definida a localização do Campus da UFU em Patos de Minas. Praticamente, porque a comissão da UFU responsável pela licitação ainda terá que analisar as informações prestadas pelo doador. O processo será concluído no dia 25 de abril, quando a Universidade irá divulgar oficialmente o local escolhido para a construção.

O reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, destacou que pretende iniciar o mais rápido possível a construção do Campus em Patos de Minas. O presidente da comissão licitatória, José Divino da Silva, que fez a primeira análise dos documentos, se mostrou otimista com a doação. O coordenador do Diretório Acadêmico, Rodrigo Romão, também se mostrou bastante satisfeito e desejou agilidade na construção do campus. "Não importa o lugar", afirmou.

Autor: Farley Rocha