Patos de Minas deu mais um passo importante para a instalação de um Campus da Universidade Federal de Uberlândia. A prefeita Béia Savassi e o deputado Elmiro Nascimento anunciaram na manhã desta segunda-feira (05), que o Ministério da Educação publicou uma portaria criando 10 vagas para professores e outras três vagas para funcionários que vão trabalhar na unidade da UFU que será instalada na cidade.

O projeto é antigo e envolve diversas lideranças da cidade. O deputado Elmiro Nascimento lembrou o trabalho dos vereadores João Bosco de Castro Borges e Edmê Avelar e do apoio do vice-presidente da república José Alencar e do deputado Gilmar Machado e do deputado federal Geraldo Magela, que é eleito por Brasília, mas que é filho de Patos de Minas.

Elmiro destacou a importância da instalação de um campus da Universidade Federal para consolidar Patos de Minas como cidade universitária. De acordo com o parlamentar, esta será a oportunidade dos jovens carentes ingressarem no ensino superior.

A princípio, o Campus da UFU em Patos de Minas teria dois cursos que ainda serão definidos. Eles funcionariam em uma estrutura cedida pela Prefeitura. A expectativa é que, com o passar dos anos, o número de cursos oferecidos seja ampliado, como aconteceu com o Campus de Ituiutaba.

A prefeita Béia Savassi se mostrou entusiasmada com a criação do Campus da UFU na cidade. O vestibular para o início do funcionamento pode acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.