O Conselho Universitário da UFU deve decidir ainda esta semana quais serão os três primeiros cursos a serem implantados na unidade de Patos de Minas. A Universidade Federal de Uberlândia deverá iniciar suas atividades na cidade já no início de 2011. A direção da UFU também deverá escolher o terreno onde será construído o novo Campus.

Com 10 professores garantidos pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal de Uberlândia vai iniciar as atividades em Patos de Minas com três cursos. As alternativas mais prováveis são Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia de Alimentos e Biotecnologia. A definição deverá ser publicada nos próximos dias ou até a semana que vem.

O Conselho Universitário da UFU também deverá definir o local será construído o Campus da Universidade em Patos de Minas. Na semana passada, representantes da UFU estiveram na cidade avaliando os terrenos que foram disponibilizados para a doação. Opções não faltam.

O número de empreendedores dispostos a doar terrenos para a construção do Campus da UFU subiu para oito. A Universidade poderá escolher qualquer lado da cidade. Existem opções de doação do outro lado da ponte, próximo ao aterro sanitário, próximo ao trevo da Pipoca, ao lado da BR 365 em direção a Montes Claros, próximo a escola Agrotécnica, nos fundos da Agroceres e depois do bairro Nossa Senhora de Fátima.

O Projeto para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas está orçado em 26 milhões de reais. Serão 9.000 metros quadrados de área construída, compostos por 59 salas de aula, anfiteatro, área de convivência, prédios para biblioteca e restaurante universitário. O projeto prevê também a liberação de recursos para manter a unidade funcionando na cidade.