Carretas transportando toneladas e mais toneladas de produtos cortam a cidade, passando pela região central.

O Patos Hoje mostrou nessa segunda-feira (14), o crescimento acelerado da frota de veículos de Patos de Minas. O número de carros, motos, caminhões e utilitários circulando pelas ruas da cidade cresceu 8,8% de um ao para outro, enquanto a estrutura viária da cidade continuou a mesma. Para piorar a situação, os motoristas que passam pela região central da cidade são obrigados a conviver com veículos pesados de todos os tamanhos.

Não importa o dia e nem o horário, a Rua Major Gote continua sendo via de acesso para veículos de todos os tipos. Carretas transportando toneladas e mais toneladas de produtos cortam a cidade, passando pela região central. Nos horários de maior movimento, os bitrens dificultam ainda mais a vida dos motoristas patenses.

Como não há proibição para o tráfego de veículos longos e pesados pela região central de Patos de Minas, a Polícia Militar, que é responsável pela fiscalização do trânsito, não tem o que fazer. E o problema se agrava a cada dia. Na semana passada, uma máquina foi flagrada trafegando lentamente pela Rua Major Gote.

Além de dificultar o trânsito, o tráfego de veículos pesados pela Rua Major Gote, também aumenta o risco de acidentes. O Patos Hoje já mostrou diversos batidas provocadas por veículos pesados que não conseguiram transpor a subida da Praça Champagnat. Recentemente, um caminhão voltou de ré, atingiu diversos veículos e só parou depois de bater na parede de uma loja.

Proibir o tráfego de veículos pesados pela Rua Major Gote é uma cobrança de alguns usuários da via. A Secretaria Municipal de Trânsito informou que está fazendo mudanças no trânsito na região central da cidade. Uma medida que já está sendo tomada é a alteração nos espaços destinados a carga e descarga e embarque e desembarque.