Eles cobram a desapropriação e a destinação dos 850 hectares para a reforma agrária. ( Foto: Presidente Olegário Hoje )

Trabalhadores rurais sem-terra ameaçaram invadir a sede da Empresa de Pesquisa do Governo de Minas – Epamig - neste domingo (22). Eles cobram a desapropriação do imóvel e a destinação dos cerca de 850 hectares para a reforma agrária. A Polícia Militar esteve no local e os sem-terra foram convencidos a retornarem aos seus acampamentos.

A Fazenda Experimental da Epamig fica na localidade de Sertãozinho, no município de Patos de Minas. No início do ano passado, cerca de 60 famílias de trabalhadores rurais sem-terra invadiram o local alegando que a terra era improdutiva. A direção da Epamig acionou a Justiça pedindo a reintegração da posse. A Empresa de Pesquisa afirma que existem diversas plantações e centenas de cabeças de gado no local que são produtos de pesquisa.

A invasão da Fazenda Experimental da Epamig foi coordenada por Divino Martins dos Santos. O suposto líder social também coordenou outras invasões de terra na região. Em quase totalidade dos casos, as famílias levadas para participarem das invasões ficaram meses em barracos de lona e foram obrigados a desocupar as terras por determinação da Justiça.

No caso da Epamig uma decisão favorável aos sem-terra é ainda menos provável. O conjunto arquitetônico, apesar de estar em condição de abandono como denunciou o Patos Hoje há alguns meses , é tombado pelo Patrimônio Histórico. Além disso, boa parte da Fazenda Experimental é composta por área de preservação permanente.

Autor: Maurício Rocha