Um trabalhador de 53 anos morreu na tarde dessa quinta-feira (13) em Patos de Minas após sofrer um infarto. Para Jean Carlos, no entanto, a vida de Luiz Carlos de Brito poderia ter sido salva se ele tivesse recebido o socorro do Samu. Segundo ele, a atendente não enviou uma ambulância porque não sabia como chegar ao local onde eles estavam.

Jean disse que estava trabalhando com Luiz Carlos em uma fazenda na comunidade de Arraial dos Afonsos. Por volta de 14h, Luiz Carlos começou a passar mal. Jean percebeu a gravidade do problema e acionou o Samu, mas não teve o atendimento que esperava. Ele disse que a atendente colocou muita dificuldade e disse que não teria como deslocar uma ambulância, uma vez que não sabia como chegar ao Arraial dos Afonsos.

Jean disse que insistiu até a ligação cair. Ele então ligou para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar em busca de ajuda e foi orientado a chamar o Samu novamente. “Aí eu liguei e foi a mesma ladainha, a moça falando que não sabia onde era Arraial dos Afonsos. Depois de muito tempo ela passou para a médica. A médica começou a me fazer umas perguntas e nesse prazo o moço morreu”, lamentou Jean.

“Deixou de atender uma pessoa, a pessoa foi a óbito porque falar que não sabe onde é Arraial dos Afonsos, um distrito tão conhecido de Patos de Minas. Será que esse pessoal que trabalha no Samu, esse pessoal que entrou agora, eles não sabem onde são as localidades de Patos de Minas, por exemplo, Major Porto, Pindaíbas, Alagoas? Porque aqui, quase dentro de Patos, 7 quilômetros daqui, o moço morreu porque eles não sabiam onde é Arraial dos Afonsos”, desabafou Jean.

Sem ter mais o que fazer, Jean ligou para a Funerária, que não demorou muito a encontrar o local onde eles estavam. Mas aí surgiu um novo problema. Era preciso um médico para atestar o óbito de Luiz Carlos. Depois de mais este transtorno, eles conseguiram liberar o corpo para a família fazer as despedidas de Luiz Carlos.

O SAMU Regional está funcionando há apenas 11 dias em Patos de Minas. Os funcionários do SAMU Municipal foram transferidos para outros setores da Prefeitura de Patos de Minas e uma nova equipe foi contratada para atender a região. Atualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que passou a ser Regional, é administrado pelo CISREUNO.

A redação do Patos Hoje solicitou um posicionamento do CISREUNO e aguarda uma resposta. A assessoria de comunicação da Prefeitura disse que o Consórcio é que deve responder pelos questionamentos.