A Igreja do Rosário, em Patos de Minas, recebeu uma verdadeira festa na manhã deste domingo (24). Ternos de Congado e Moçambique da região e de outros estados festejaram Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O evento faz parte do encerramento da Semana da Consciência Negra.
Uma mistura de cores, danças e músicas se formou na avenida Paracatu em frente à Igreja do Rosário. Os ternos, como são chamados os grupos de Congado e Moçambique, fizeram um fila e entraram na igreja com muita dança e música, louvando Nossa Senhora do Rosário e São Beneditos, santos de devoção dos povos negros. Várias pessoas ficaram admirando os festejos.
No altar, estavam os reis perpétuos, José Ferreira “Sô Quim” e Maria Rosário, que aguardavam os grupos. O “Sô Quim”, de 98 anos, é uma referência dos ternos da região. Ele é um dos responsáveis pelo início do Congado em Patos de Minas. Ao todo, 28 ternos participaram dos festejos. Eles vieram de cidades da região e, inclusive, de outros estados.
Logo após os festejos, foi celebrada uma missa pelo Monsenhor José Magno. A programação inclui mais procissões na Igreja Nossa Senhora Aparecida e apresentações. O evento faz parte do encerramento da Semana da Consciência Negra.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]