Após concluir a terceirização da BR 365, entre Patrocínio e Uberlândia, o Governo de Minas trabalha agora para incluir a BR 354 no Programa Estadual de Concessões do Sistema Rodoviário. A proposta já está praticamente pronta e prevê a terceirização do trecho de mais de 231 quilômetros, que vai de Patos de Minas até a cidade de Arcos.
O projeto prevê também a terceirização da BR 352, no trecho em que a rodovia é coincidente com a BR 354, entre Patos de Minas e o trevo da Arapuá. O contrato é de 30 anos e prevê investimentos com manutenção (R$ 264 milhões), recuperação (R$ 166 milhões), sistema de operação (R$ 138 milhões) e ampliação (R$ 173 milhões).
Não há previsão de duplicação em nenhum trecho da rodovia, mas a concessionária que vencer a licitação deverá construir 58,7 kms de acostamento, 8 rotatórias alongadas, 1 travessia urbana, 9 dispositivos de interseção, adequação de 18 OEAs e a construção de um contorno na cidade de Arcos.
Para garantir os investimentos, a empresa que vencer a licitação poderá instalar até três praças de pedágios, com tarifa de até R$ 13,70. O projeto prevê desconto para veículos leves que passarem pelos pedágios mais de uma vez no mês.
Os estudos para a concessão da BR 354/BR 352 foram concluídos em 2021, mas houve atrasos e a proposta está na fase de consulta pública. É quando o Governo houve sugestões da população. E você, qual é a sua opinião sobre a proposta de terceirização da BR 354?
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]