Na manhã desta segunda-feira (03), a tampa traseira de um caminhão da empresa terceirizada que está realizando as obras de canalização do Córrego do Monjolo se abriu, enquanto o veículo subia pela Rua Urânio, e despejou muito barro na via. Pessoas que passavam pelo local encaminharam fotos à redação do Patos Hoje. Era tanta sujeira que chegou a prejudicar o trânsito.

Neste caso, a empresa que presta serviços para a Prefeitura de Patos de Minas tratou de fazer a limpeza na mesma hora. Os funcionários retiraram o barro e deixaram a rua limpa e em condições de tráfego novamente. Mas nem sempre é assim. São muitas as queixas de moradores incomodados com a sujeira deixada nas vias públicas.

Legislação Municipal exige que caminhões de transporte de terra, entulho e materiais de construção utilizem proteção na carroceria para evitar derramamento nas vias públicas. Mas é só passar por uma via mais íngreme para encontrar todo tipo de sujeira. O início da rua Major Gote, por exemplo, está sempre coberto de concreto. O despejo de terra e entulho nas vias de Patos de Minas também é comum.

No bairro Copacabana, o início de uma construção cobriu parte da avenida Angra dos Reis de terra. Com o movimento dos carros, a poeira é levada para dentro das casas. Aliás, na subida desta avenida, é comum que caminhões de entrega deixem parte da carga no asfalto.

Quem suja a via é responsável pela limpeza. O proprietário da empresa ou da obra que forem identificados como responsáveis pelo derramamento de materiais ou produtos nas vias públicas podem ser multados. Quem se sentir prejudicado deve fazer denúncia através do aplicativo Conecta Patos ou entrar em contato com a Prefeitura pelo (34) 38229718.