Moradores do bairro Planalto em Patos de Minas foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (18) pela presença de um enorme Tamanduá Bandeira. O Corpo de Bombeiros teve que ser acionado para fazer a captura do animal. Não é recomendável que as pessoas se aproximem de animais silvestres, por mais dóceis que pareçam.

Perdido no perímetro urbano, o Tamanduá Bandeira acabou indo parar no quintal da residência. Os moradores agiram de forma correta e acionaram o Corpo de Bombeiros. Uma unidade de resgate esteve no local e, utilizando equipamentos adequados, fez a captura do animal.

Patos de Minas possui um Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETRAS. O tamanduá bandeira foi levado para o local e deverá receber todos os cuidados até ter condições de ser solto em local seguro e propício para sua sobrevivência.

O Tamanduá Bandeira faz parte da fauna silvestre e está ameaçado de extinção. Desmatamentos e queimadas reduziram o habitat desta espécie e a migração em busca de alimentos tem resultado em atropelamentos e muitas mortes. Vale destacar que este animal se alimenta de insetos e tem papel importante no controle, principalmente, de formigas e cupins.