O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros para ser levado para um local seguro.
Um enorme Tamanduá Bandeira foi localizado na manhã desta terça-feira (29) em uma praça do bairro Jardim Paulistano. O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros para ser levado para um local seguro. Essa espécie faz parte da Fauna Silvestre e de uma extensa lista de animais ameaçados de extinção.

Ainda não se sabe como o Tamanduá Bandeira chegou até a praça no bairro Jardim Paulistano. O animal foi descoberto por moradores que estranharam a movimentação de cães. O enorme Tamanduá Bandeira chegou a ficar com o focinho ferido no confronto com os cachorros. Os moradores interviram para evitar maiores danos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, apesar do tamanho do Tamanduá Bandeira, não teve dificuldades para capturar o animal. Esta espécie possui unhas grandes, resistentes e afiadas nas patas dianteiras e pode fazer estragos quando se sente acuado e consegue atacar. Essa espécie se alimenta de formigas e cupins.

Um Tamanduá adulto, como este, chega a comer 30 mil insetos por dia. Ele usa a língua de mais de 40 centímetros para capturar seus alimentos. As unhas servem para abrir caminho nos formigueiros e cupinzeiros. O enorme rabo forma uma espécie de bandeira que além de ajudar no equilíbrio, também dá nome ao animal.

Nos últimos dias diversos animais como este foram capturados em Patos de Minas. Com espaços reduzidos no campo, os Tamanduás acabam migrando para as cidades. Muitos morrem pelas mãos dos homens e em acidentes nas rodovias. Por isso a preocupação das autoridades ambientais.

Esse animal capturado hoje em Patos de Minas pelo Corpo de Bombeiros será levado para a avaliação de um veterinário e depois será levado para um local seguro, onde poderá viver em liberdade.

Autor: Maurício Rocha