O SAMU de Patos de Minas será transformado em SAMU Regional, expandindo o atendimento de urgência e emergência que já é realizado na cidade para outros 33 municípios da região. Todos os detalhes da implantação da unidade serão discutidos em um encontro que será realizado no próximo mês com a presença de lideranças da região.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU – foi criado pelo Governo Federal para oferecer a população atendimento a urgências e emergências médicas. Em Patos de Minas, o SAMU funciona desde 2004, sendo uma das primeiras cidades do país a receber o serviço que agora será expandido para a região.

O SAMU Regional vai expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para os 33 municípios da região. Unidades do SAMU serão instaladas nas cidades, que deverá ter a coordenação regional em Patos de Minas. Além da localização, a cidade dispõe de estrutura pronta para administrar o serviço.

O encontro que vai definir a implantação do SAMU Regional está marcada para o dia 11 de março, durante todo o dia, no Auditório do Parque de Exposições. Pela manhã, os prefeitos e secretários municipais de saúde, vão participar de uma oficina para a criação do Consórcio que vai gerir o SAMU Regional.

Na parte da tarde, o encontro terá a presença do secretário de estado da saúde, Alexandre Silveira. De acordo com o superintendente regional de saúde, Lindomar Babilônia, que está coordenando o encontro e a criação do SAMU Regional, o serviço é importante para os municípios da região, não só pelo serviço móvel de urgência, mas também pela regulação das urgências nessas cidades, que hoje é feita por uma central e que passará a ser feita diretamente pelo SAMU.

Autor: Maurício Rocha