A Suinco, com sede em Patos de Minas, foi reconhecida nacionalmente pela qualidade da sua gestão. A cooperativa recebeu, na noite dessa terça-feira (09), o Troféu Prata no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que destaca as cooperativas que mais evoluíram em governança, transparência e melhoria contínua. O reconhecimento integra o ciclo 2026/2027 e reforça o avanço da Suinco no cenário cooperativista brasileiro.

O prêmio, promovido pelo Sistema OCB, teve participação recorde: 366 cooperativas inscritas, representando 23 estados. Desse total, 150 passaram por visitas presenciais e 133 foram reconhecidas na cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A Suinco conquistou o Troféu Prata entre as 37 cooperativas que se destacaram nessa categoria.

Suinco se tornou a maior cooperativa processadora de carne suína do Estado

Nascida do sonho de 36 produtores do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, a Suínco se tornou a maior cooperativa processadora de carne suína de Minas Gerais. Hoje, é referência em tecnologia, industrialização e expansão da produção, com capacidade crescente de abate — que deve ultrapassar 3.700 suínos por dia.

Desde 2017, foram mais de R$ 160 milhões em investimentos, consolidação de um portfólio com mais de 200 produtos, além da expansão das operações de nutrição animal, suplementos, premix e venda de insumos veterinários.

A cooperativa emprega diretamente cerca de 1.500 colaboradores e gera quase 5 mil empregos indiretos, movimentando a economia de Patos de Minas e de toda a região.

Neste ano, a Suinco se destacou ao registrar crescimento de aproximadamente 300% nas exportações em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em janeiro, quase 250 toneladas de produtos foram enviadas para diversos mercados, colocando Minas Gerais em posição de destaque no comércio global de proteínas. A empresa já está habilitada a exportar para mais de 15 países.

Prêmio reforça o compromisso com a excelência

A premiação SomosCoop reconhece cooperativas que se destacam pela gestão eficiente. Nesta edição, 58 cooperativas receberam Ouro, 37 Prata e 38 Bronze, além de 51 que conquistaram o Selo de Reconhecimento.