A Suinco realizou, na manhã desta quarta-feira (27), solenidade que marca o início das exportações de carne.

A Cooperativa de Suinocultores de Patos de Minas - Suinco - realizou no final da manhã desta quarta-feira (27) uma solenidade que marca o início das exportações de carne para outros países. O primeiro contêiner vai para o Leste Europeu. A solenidade foi acompanhada por autoridades do município, cooperados, funcionários e suinocultores.

O hasteamento da Bandeira Nacional, a execução do Hino Nacional e o entusiasmo das autoridades do município e direção da Suinco, o presidente Cláudio Nasser explica: “Desde o início da fundação da Cooperativa de Suinocultores, há oito anos, alcançar o mercado externo era o principal objetivo.”

O primeiro destino da carne suína produzida em Patos de Minas é Abecásia (Abkhaziya), uma província no Leste Europeu que se tornou independente da Rússia e recentemente da Geórgia. A Suinco negociou 23 toneladas de sobrepaleta suína. A carne foi colocada em contêiner e segue ainda hoje rumo ao destino.

Além desse primeiro contêiner, a Suinco já negociou um segundo carregamento de carne também para Abecásia e um terceiro contêiner segue nos próximos dias também para Hong Kong. Vendo o potencial da conquista, o valor do negócio não é dos maiores, são pouco mais de R$200 mil, mas tem um significado especial.

De acordo com o presidente da Suinco, Cláudio Nasser, a negociação abre caminho para que a carne produzida em Patos de Minas chegue a outros países. Segundo o superintendente da Suinco, Carlos Lana Júnior, a Cooperativa é uma das principais produtoras de carne suína do país e tem totais condições de atender outros mercados.

A Suinco é composta por 64 cooperados, tem mais de 35 mil matrizes e se tornou o segundo maior frigorífico do gênero no Estado, além de ser a maior cooperativa de suinocultores de Minas e uma das maiores do país. A Suinco emprega atualmente cerca de 700 funcionários e está em franca expansão, sendo a segunda maior contribuinte do município em impostos.

Autor: Maurício Rocha