O presidente do SINTRASP, Fabiano Antônio de Castro, marcou para o dia 06 de fevereiro (segunda-feira), a assembleia de servidores que vai analisar a nova proposta de reajuste salarial feita pela Administração Municipal. Em reunião na tarde de ontem, o prefeito Luís Eduardo Falcão aumentou o percentual de reajuste de 6,5% para 8%.

O Sintrasp havia apresentado uma pauta de reivindicação com reajuste de 17,5% nos salários e 20% no vale alimentação. Segundo o presidente do sindicato, esses percentuais foram levantados com base principalmente na inflação do período e no aumento de descontos na folha do servidor. O reajuste de mais de 25% oferecido aos secretários também foi levado em conta.

Mas o prefeito Falcão argumentou ser impossível conceder esses percentuais de reajuste para os servidores. Segundo ele, esses aumentos representariam um rombo de R$ 32 milhões no orçamento do município. Em princípio, ele ofereceu 6,5% de aumento, um pouco acima da inflação, que ficou em 5,93%. Após negociações com o Sindicato, o chefe do executivo decidiu subir esse percentual para 8%, nos salários e 13,8% para o vale alimentação.

“Na verdade eu esperava ter um aumento maior do que esses 8% e tentei por inúmeras vezes”, disse Fabiano. O reajuste no vale alimentação também ficou abaixo do esperado pela categoria, segundo ele. “Argumentamos sobre um valor maior no cartão alimentação, tentando chegar aos 15%, mas também sem êxito”, disse.

A decisão de aceitar ou não os percentuais oferecidos, no entanto, será tomada em assembleia, a ser realizada no dia 06 de fevereiro, às 7h30 na sede do SINTRASP. “Levando em consideração que está acima da inflação mais de 2% está razoável essa proposta do executivo”, concluiu.