Os diretores do Sindicato Rural de Patos de Minas reuniram os diretores de escolas na tarde dessa segunda-feira (29) para apresentar as novas regras para a eleição da Rainha Nacional do Milho. A partir de 2011, as candidatas serão indicadas pelas escolas públicas e particulares existentes no município.

A escolha da nova Rainha do Milho será feita em etapas. Primeiro cada escola indica uma representante. As garotas selecionadas vão passar por uma pré-seleção, onde serão escolhidas as três candidatas ao título de Rainha do Milho e as quatro recepcionistas. Esta escolha será feita por uma comissão formada pelo Sindicato Rural.

E ser bonita não será a única exigência para as candidatas. Só serão aceitas garotas a partir dos 17 anos ou que estiverem completando esta idade no ano da eleição. Além disso, elas deverão ser disciplinadas, responsáveis e boas alunas. As escolas terão até o dia 18 de março para apresentarem suas candidatas.

As três escolhidas para participarem da disputa pela coroa vão disputar o voto popular dos patenses e visitantes que forem ao Parque de Exposições no dia 07 de junho. O Sindicato Rural vai custear as despesas de campanha e elas não poderão ter coordenadores ou usarem recursos além dos disponibilizados pelos organizadores.

Com esta iniciativa o Sindicato Rural quer tornar o processo de eleição da Rainha Nacional do Milho mais democrático e evitar que candidatas com maior poder aquisitivo levem vantagem sobre as demais. A iniciativa foi bem recebida pelos diretores de escola. Alguns saíram da reunião já pensando na escolha de suas representantes.

Projeto “A Educação Resgatando a História e Cultura de Patos de Minas”


Os diretores de escolas presentes a reunião com os diretores do Sindicato Rural na tarde dessa segunda-feira (29) também conheceram as normas que serão usadas para a escolha dos trabalhos do Projeto “ A Educação Resgatando a História e a Cultura de Patos de Minas”. Esta iniciativa não deverá sofrer grandes alterações.

A principal mudança é com relação a identificação dos trabalhos. As peças encaminhadas para os jurados vão conter apenas números. A direção do Sindicato Rural acredita que, sem conhecer os participantes, os jurados terão mais isenção para fazerem a escolha.

O Projeto foi criado para resgatar a história de Patos de Minas tendo como base a Fenamilho. Isso acontece a partir dos desenhos e textos produzidos pelos alunos. Em 2010 cerca de 15 mil estudantes participaram do projeto. Os melhores trabalhos dão origem a um livro.