O Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas anunciou, nesta segunda-feira (24), o retorno do Festival Patos e Viola para a Fenamilho 2025. A quarta edição do evento será dividida em duas categorias com premiações em dinheiro e troféu. A etapa de classificação será realizada no dia 20 de maio, com entrada franca. As inscrições estão abertas.

Segundo João Otávio, um dos organizadores do evento, o festival será dividido em duas categorias. A primeira, intitulada “Interpretação”, é voltada para o público infanto-juvenil de 6 a 17 anos, completos até o dia 20/05/2025. Os inscritos nesta categoria irão interpretar as músicas do compositor patense Anair de Castro Toletino, o Jack. Anair ficou famoso com as composições: “Caminheiro”, “Menina da Aldeia” e “Amante Amiga”.

A segunda categoria, nomeada “Música Inédita”, é voltada para todas as idades. Esta categoria tem como objetivo abrir espaço para cantores e compositores mostrarem as suas composições. A temática é livre, a única exigência é de que seja utilizada a “viola caipira”, ou seja, a viola de 10 cordas.

Serão selecionadas 14 músicas para concorrerem a prêmios que somam 20 mil reais. As apresentações poderão ser feitas por intérprete solo, duplas, trios ou outros formatos, e ocorrerão ao vivo, durante a Fenamilho. A classificação acontece no dia 20 de maio, com entrada franca, e a final está marcada para o dia 21 de maio. A avaliação ficará a cargo de uma comissão julgadora especializada.

Além das homenagens para Anair, o festival também prestará homenagem ao cantor Chico Primo, falecido em 3 de março, referência da música sertaneja regional e grande incentivador da cultura popular. Os vencedores ganharão o “Troféu Chico Primo”.

De acordo com Cleides Júnior, Presidente do Sindicato Rural, o objetivo é resgatar as tradições da Fenamilho. A última edição foi realizada em 2017, com cerca de 200 inscrições, de nove estados diferentes. O presidente afirmou que o evento acontecerá no “Espaço da Agricultura Familiar”, um local novo que está sendo criado dentro do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento.

As inscrições estarão abertas de 24 de março a 25 de abril, exclusivamente pelo site www.festivaisdobrasil.com.br . Será cobrada uma taxa por canção inscrita: R$ 20,00 para a Categoria Interpretação e R$ 60,00 para a Categoria Música Inédita. Cada participante poderá inscrever quantas músicas desejar, seja em uma única categoria ou em ambas.