As candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho 2022 foram escolhidas na tarde desta sexta-feira (03) em Patos de Minas. Bruna Rodarte, Julia Campos e Maria Fernanda foram selecionadas para concorrer a coroa e ser a nova majestade da Festa Nacional do Milho e representar o produtor rural e Patos de Minas ao longo de um ano.

As seis pré-candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho aguardaram por quase dois anos, mas enfim o grande dia chegou. Em março de 2020, Bruna Rodarte, Brenda Ribeiro, Júlia Campos, Maria Fernanda, Tamíria Rodrigues e Priscila Barbosa foram apresentadas aos patenses pela primeira vez. Na oportunidade, elas falaram de seus sonhos e da esperança em vencer o concurso. Mas a expectativa foi parada pela pandemia da Covid-19.

Agora, com a situação controlada, elas retornaram ao concurso e esbanjaram simpatia. Entre as jovens, Priscila Barbosa decidiu desistir para se dedicar aos seus projetos pessoais. Segundo ela, o coração ficou bastante apertado, mas foi preciso fazer uma escolha uma vez que recebeu a oportunidade de estudar fora do país.


As outras cinco se apresentaram para um corpo de jurados e tiveram a oportunidade de dizer o quanto o título é importante para elas e o que ele representa em suas vidas. Após o desfile e a apresentação de cada uma, os jurados votaram e escolheram como candidatas as jovens Bruna Rodarte, Júlia Campos e Maria Fernanda. O momento do anuncio foi regado de lágrimas e muita emoção.

Bruna Rodarte de Camargo de 21 anos foi a primeira selecionada. Segundo ela foram dias de muito aprendizado e dedicação. Bruna contou que não esperava, mas que teve um sonho realizado. “O próximo passo agora é entender o que o sindicato espera de nós e estarmos trabalhando juntos rumo à Fenamilho 2022” finalizou a candidata.

A segunda a ter o nome revelado foi a jovem Júlia Campos Silveira de 24 anos. Segundo ela foram anos sofridos em razão da pandemia, mas que agora é trabalhar e dar alegria para a população. Júlia estava bastante emocionada e como ela mesma disse, radiante por ter sido escolhida.

A terceira e última selecionada foi a estudante de medicina Maria Fernanda Ribeiro Leão de 20 anos. Segundo Maria, a preparação na escola de rainhas foi intensa e todas as candidatas estão preparadas para representar a festa maior da cidade. “Daqui para frente é só sucesso” disse ela.


O frio na barriga, a ansiedade e a emoção de se tornar uma candidata a Rainha Nacional do Milho faz parte de todas as jovens e quem já passou por isso é a atual majestade, Camila Cortes. Segundo ela o aprendizado foi grande a alegria de representar a festa não há preço que pague. Em razão da pandemia, o reinado de Camila durou três anos e foram inesquecíveis de acordo com ela.


De acordo com a Presidente da Comissão de eleição da Rainha Nacional do Milho, Lilian Santos, O trabalho foi muito bacana e engrandecedor. “Essa semana elas passaram pela escola de rainhas onde elas tiveram aulas de postura de comunicação e controle emocional” disse Lilian. Além disso elas estudaram um pouco mais sobre a história da cidade, da Fenamilho e do Sindicato Rural. “Elas estão prontas para assumir o compromisso de serem candidatas e agora é trabalhar firme a questão de representatividade da nossa cultura e da nossa festa maior” finalizou.


A Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jane campos disse que a expectativa é de uma Fenamilho grandiosa. Segundo ela, tudo está sendo pensado com muito carinho para que a festa seja a melhor dos últimos tempos. Jane Disse que ainda é cedo para dizer alguns detalhes, mas a data da festa já será revelada na próxima semana.