Foto: Elisa Peres

Pelo quarto ano consecutivo, as 100 crianças e adolescentes do Promam, que fazem parte do ‘Projeto Estar Corpo de Dança’, foram beneficiados com uniformes de dança e de passeio, patrocinados pelo SICOOB Credicopa, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Promam.
Para receber os uniformes, as crianças estiveram presentes no saguão do SICOOB Credicopa, nessa quarta-feira (16), em dois turnos: às 9h30 e às 15h. Na ocasião, estiveram presentes a diretoria do SICOOB Credicopa (na presença de cooperados), do Promam e da Prefeitura Municipal.

Durante a entrega dos uniformes, as crianças receberam sucos doados gentilmente pela Cemil (Cooperativa Central Mineira de Laticínios).

Sobre o Projeto Estar

O Projeto Estar começou a partir do sonho de ver crianças e adolescentes dançando em um lugar privilegiado, com uniformes de qualidade, num trabalho de Arte-Educação. Para que esse projeto social virasse realidade, era preciso unir o poder público a uma empresa especial que também acreditasse no valor desse sonho. Não podia ser qualquer tipo de parceria; precisava ser uma que o alimentasse, que o regasse, que o cultivasse, acreditando nos frutos saudáveis que ele poderia gerar.

Assim, o SICOOB Credicopa, em parceria com o Promam, deram o suporte estrutural para que o Projeto nascesse e assinaram o compromisso, no dia 16 de agosto de 2006. Tão logo ocorreu essa parceria, as obras começaram e o que antes era uma simples sala de aula, virou uma bela sala de ballet, contendo todas as especificidades que essa técnica exige para o seu aprendizado. Enquanto tudo isso ficava pronto, foi aproveitado um espaço improvisado para dar a base a esses alunos que nunca haviam tido aulas de ballet, mas que sonhavam em ser bailarinos.

O Projeto Estar tem como perspectivas trabalhar de maneira estrutural a dança, levando a 100 crianças e adolescentes as diversas linguagens desta arte e cuidando para que eles tenham condições físicas e psicológicas a um aprendizado adequado. Para que tudo isso aconteça é oferecido alimentação, assistência social e psicológica.

A arte é, sem sombra de dúvida, força e poder de transformação, pois é forma de comunicação; ela antecede à própria linguagem falada e, como tal, destina-se a transformar experiência em memória, memória em expressão e expressão em ação.

Para aplicar tudo isso, foram formadas cinco turmas de balé clássico com os alunos de acordo com o aprendizado e a faixa etária. Eles têm a possibilidade de entrar no Projeto com cinco anos e sair aos quinze. Os alunos são selecionados, segundo os critérios da Fundação PROMAM.

São oferecidas aulas de ballet clássico e tópicos especiais para aprofundamento da dança, como composição coreográfica, folclore, debates e leituras de textos, Dança Educativa Moderna, Dança Contemporânea, nomenclatura do ballet clássico e história da dança, entre outros.

Houve muita dedicação, doação e competência por parte de todos os envolvidos para que a fábrica de sonhos pudesse se tornar realidade, promovendo a inclusão social, através da dança, abrindo espaço para cada aluno contemplado mostrar seu talento.