A 4ª edição da Fenaminas foi apresentada oficialmente na manhã desta sexta-feira (10), durante uma reunião preparatória promovida pelo Sicoob Credicopa. A feira acontece entre os dias 21 e 24 de julho, no Parque de Exposições de Patos de Minas, e reunirá 150 expositores dos setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços.

O presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, destacou que a Fenaminas chega ainda mais estruturada e com a expectativa de superar os R$ 650 milhões em negócios gerados na edição passada. Para este ano, a meta é receber 30 mil visitantes e ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em negociações.

Outro diferencial da feira é que ela será a primeira grande feira de negócios do país realizada logo após o anúncio do Plano Safra 2026/2027. Com isso, produtores rurais terão acesso às novas linhas de crédito e poderão fechar negócios já com as condições atualizadas do programa federal.

Durante a Fenaminas, o Sicoob Credicopa oferecerá condições especiais de financiamento para produtores rurais e empresários. Segundo a cooperativa, haverá linhas de crédito com juros a partir de 0,5% ao mês, além de opções para custeio, investimento, consórcios e outras soluções financeiras.

A feira também apresenta novidades na estrutura. Pela primeira vez, todo o espaço destinado aos expositores será 100% coberto e climatizado, proporcionando mais conforto para quem vai fazer negócios e visitar os estandes.

Além da área comercial, a programação contará com palestras técnicas ministradas por nomes de destaque nacional, como José Luiz Tejon, Paula Varejão e o professor Luiz Marins. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo oficial da Fenaminas.

O público também poderá participar de rodadas de negócios, leilões de gado, visitar o Pavilhão da Agricultura Familiar, conferir o superfeirão de veículos, acompanhar gravações de podcasts e aproveitar a tradicional Queima do Alho, que terá show da dupla Hélio & JR – Os Lascadões.

A Vila Gastronômica reunirá restaurantes e chefs da região, com atrações musicais todos os dias do evento. Já as famílias contarão com espaço kids gratuito, fazendinha e diversas atrações interativas.

A abertura oficial da Fenaminas acontece no dia 21 de julho, às 10h, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

A Fenaminas tem entrada é gratuita para toda a população e começa diariamente a partir das 12h.