O Sicoob Credicopa, por meio da campanha Pague e Ganhe, realizou a doação de uma usina de energia fotovoltaica para a Casa das Meninas. A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (31) na sede da instituição carente. Durante a solenidade, a emoção tomou conta de todos os presentes em razão dos depoimentos das pessoas envolvidas.

De acordo com o presidente do Sicoob Credicopa, Ronaldo Siqueira, essa ação faz parte de da Campanha Pague e Ganhe que funciona da seguinte forma: “ Ao pagar suas contas pelo Aplicativo Sicoob ou Internet Banking, o cooperado doa dez centavos por transação realizada para uma instituição filantrópica. Nós pegamos esses 10 centavos e colocamos em um fundo de investimentos” disse Ronaldo.

Após cerca de três anos e meio, o fundo se transformou em mais de R$200 mil que foram destinados a compra de uma usina de energia fotovoltaica que hoje foi entregue à Casa das Meninas. Segundo Ronaldo, essa ação proporcionará importantes ganhos para a instituição por meio de economia mensal relevante na conta de energia elétrica, que resultará em mais recursos disponíveis no atendimento as idosas, crianças e adolescentes.


A usina fotovoltaica conta com uma área de 400 m², totalizando 72 módulos solares, que permite geração anual estimada em aproximadamente 65.000 kWh. Isso significa economia média esperada de 103% na conta de energia da Casa das Meninas. Segundo a Marselina Frederika Owa, essa doação chegou em uma excelente hora e irá fazer com que o dinheiro economizado com a conta de luz, possa ser revertido para melhorias no atendimento às crianças e idosos.

Casa das Meninas

Em funcionamento desde 1957, em Patos de Minas, é uma Entidade de Assistência Social, de caráter filantrópico, de direito privado, sem fins lucrativos que atua nas áreas da educação e assistência social, atividade preponderante na área beneficente de Assistência Social. A instituição tem como objetivo acolher indivíduos com vínculos familiares rompidos e/ou em situação de vulnerabilidade e risco social, a fim de garantir proteção integral à maternidade, infância e velhice, através de Projetos, Programas e/ou Benefícios. Hoje a Casa atende 110 crianças e 22 idosas.