Um show de pesquisa e tecnologia tomou conta do Sest/Senat durante essa semana. Centenas de alunos do IFTM de várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estiveram em Patos de Minas para apresentarem os resultados de suas pesquisas e extensões. Nossa reportagem esteve no local e conferiu de perto alguns trabalhos.

De acordo com o coordenador do evento, Professor Luís Fernando, todas as apresentações fazem parte da sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica, ConPITec. O objetivo foi de divulgar os resultados das pesquisas e produtos técnicos e tecnológicos realizadas por docentes e discentes do IFTM e de outras Instituições de Ensino Superior além de estimular a troca de experiências.

O Diretor do IFTM Patos de Minas, Belchior da Silva, disse que esse é um evento anual realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, PROPI, e reuniu estudantes, egressos dos programas stricto sensu, professores, convidados e demais interessados para apresentação de pesquisas, produtos técnicos e tecnológicos, além de palestras e outras atividades nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra.


Quem participou do evento foi o aluno de 19 anos Mateus Ribeiro. O estudante do IFTM Campus Uberaba desenvolveu uma máquina de reciclagem de garrafas pet as transformando em matéria prima para serem usadas em uma impressora 3D que também foi criada por ele. Outros alunos desenvolveram um jogo de xadrez utilizando peças do game Super Mário criadas em impressora 3D.

Aproveitando a Semana da Consciência Negra, a professora Márcia Xavier, colocou em exposição um trabalho feito em uma área de quilombo. Segundo ela, os registros foram feitos em 2019 durante uma visita itinerante de professores e alunos em uma área de quilombo na cidade de Ibiá. “Principalmente nessa semana é preciso que as pessoas aprendam mais sobre a cultura quilombola e também sobre a história dos quilombos que, como podemos ver, não estava tão distante de nós” disse ela.

Segundo o diretor do IFTM, Patos de Minas sediar esses eventos com a presença de alunos de várias outras cidades é de muita importância pois proporciona bastante troca de conhecimento, interação e projetos incríveis.