Autoridades civis e militares e a banda da 10ª RPM participaram da solenidade.
A Semana Nacional do Trânsito foi aberta na manhã desta quarta-feira (18) em Patos de Minas com uma Sessão Cívica em frente ao Palácio Dona Filomena de Macedo Melo. Autoridades civis e militares e a banda da 10ª RPM participaram da solenidade. Estudantes de escolas públicas também estiveram presentes para a abertura da semana que tem como tema o “Álcool, outras drogas e a Segurança no Trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Representantes de 15 entidades participaram da cerimônia. O presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques, falou da importância da conscientização das pessoas sobre a responsabilidade no trânsito. O Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, ressaltou que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos e anunciou que pretende municipalizar o trânsito da cidade já para o próximo ano.

Ele também informou que vai fazer mudanças no sentido de ruas e instalar novos semáforos para melhorar o fluxo de veículos. Prevendo divergências, ele pediu a compreensão da população. Além disso, o prefeito anunciou que vai implantar a JARI- Junta Administrativa de Recursos de Infrações- na cidade e promover a formalização de um convênio com a Polícia Militar.

A Semana Nacional de Trânsito deste ano pretende conscientizar a população sobre a segurança no trânsito e o uso de álcool e outras drogas ilícitas. O delegado de trânsito, Bruno do Carmo Garcia, alertou para o número expressivo de pessoas embriagadas ao volante em Patos de Minas. “Nesse fim de semana, foram 8 pessoas flagradas, sendo que uma delas já teria sido presa três vezes pelo mesmo crime”, informou.

Outras atividades foram preparadas na Praça do Coreto. Estudantes puderam entender um pouco mais sobre o trabalho da Polícia Civil e Militar e de outros órgãos do trânsito. A Polícia Militar levou para a praça um etilômetro, popularmente conhecido como “bafômetro” e também um radar móvel que mede a velocidade dos veículos. Uma equipe da Polícia Civil explicou sobre as consequências do uso de drogas.

Autor: Farley Rocha