Um bebê recém-nascido foi salvo pelos servidores do Samu na noite dessa segunda-feira (08) em Patos de Minas. A ambulância foi acionada por uma pessoa que disse ter escutado uma mãe gritar por socorro. De imediato, a equipe foi para o local e conseguiu reanimar o bebê que já estava sem pulso e respiração. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Cisreuno, consórcio que administra o Samu Regional, era por volta de 22h58 quando uma pessoa entrou em contato informando que havia uma gestante em uma residência no bairro Cristo Redentor em trabalho de parto e pedindo por socorro. De imediato, uma ambulância de suporte avançado foi designada para ir até ao local. Na chegada, a equipe se deparou com o bebê prematuro de 22 semanas já expulso.

Ele estava sobre as pernas da mãe e apresentava a *cianose *hipotermia e ausência de respiração e pulso. Sendo assim, os profissionais de saúde iniciaram todos os procedimentos necessários de intervenção e reanimação do recém-nascido com massagem cardíaca, ventilação, clampeamento do cordão umbilical, aquecimento com manta térmica entre outros. Após alguns minutos, o bebê apresentou sinais de retorno da circulação espontânea e movimentação.

Ele então foi colocado em uma incubadora e levado para o Hospital Regional assim como a mãe que recebeu atendimento ginecológico. Os servidores do Samu comemoraram o sucesso da ocorrência.

*Cianose é um quadro que apresenta quando o paciente não está recebendo oxigênio suficiente. Nesses casos, a pele tende a ficar azul/roxa

*Hipotermia é quando o paciente apresenta um quando onde a temperatura está muito abaixo do normal