Uma das atribuições do Poder Legislativo é fiscalizar e analisar os gastos do Poder Executivo. São os vereadores que avaliam e aprovam ou rejeitam as contas dos administradores do município. Para tornar este processo mais eficiente e garantir que os recursos públicos sejam gastos com eficiência, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu um treinamento para servidores e vereadores na manhã desta quinta-feira (15).

O pedido para a realização do treinamento foi feito pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal. O objetivo é obter subsídios técnicos e jurídicos para análise, parecer e votação da prestação de contas do município de Patos de Minas referente ao exercício de 2008. O último ano de gestão de Antônio do Valle Ramos recebeu parecer favorável para a aprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O treinamento foi ministrado pela consultora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Cláudia Botrel. Durante uma hora, ela explicou os procedimentos a serem observados para avaliação de uma prestação de contas de acordo com o que manda a lei. De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo de Patos de Minas, Itamar Fernandes, conhecendo melhor a legislação, a Câmara Municipal poderá cobrar mais eficiência na prestação de contas dos chefes do Executivo.