Foto aérea da Prefeitura Municipal de Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje ).

Os servidores públicos municipais contratados que reclamaram atraso no pagamento já podem sacar o dinheiro referente ao salário de dezembro. A Prefeitura de Patos de Minas garantiu que o acerto foi concluído nessa terça-feira (06) e que o pagamento está disponível para os funcionários.

A reclamação por atraso de pagamento do salário de dezembro partiu principalmente de servidores da Secretaria de Educação que tiveram os contratos vencidos no final do ano. Eles foram desligados, mas o dinheiro do acerto não foi depositado em suas respectivas contas. Quem contava com o dinheiro reclamou.

Nessa quarta-feira (07), a Prefeitura informou o pagamento. O secretário municipal de finanças e orçamento, Kelson Clemente, negou que houve atraso no pagamento. Ele informou que os salários foram pagos no quinto dia útil, como determina a legislação trabalhista. O que causou estranheza, no entanto, é que os servidores públicos municipais de Patos de Minas sempre receberam no 1º dia útil de cada mês.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas tem cerca de 3.000 servidores efetivos e 1.250 servidores contratados, além dos estagiários. A folha de pagamento gira em torno de R$ 8,5 milhões.

Reajuste salarial

Através da Portaria 3461, o prefeito Pedro Lucas instituiu uma comissão para negociar o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. O Sindicato da categoria reivindica aumento de 12% nos salários e de R$ 70,00 no vale alimentação, além da instituição da carga horária de 6h diárias. Com a criação da comissão, as negociações devem ser iniciadas nos próximos dias. A data base do funcionalismo de Patos de Minas é o mês de Janeiro.

Autor: Maurício Rocha