Uma observação mais minuciosa nos céus de Patos de Minas pode render imagens curiosas. Nos últimos anos, vários meteoros já foram flagrados cortando a região. Esta semana, uma moradora fez um registro curioso de uma luz que se mantinha parada e piscando, como se fosse uma estrela.

O registro foi feito na noite de domingo (13). Segundo a moradora, a luz permaneceu no mesmo lugar por cerca de 15 minutos. "Será uma estrela piscante ou um ET", perguntou ela. Pode não ser nenhuma coisa, nem outra.

O professor de Astronomia, Luiz André, informou ao Patos Hoje que os físicos têm esclarecido que essas luzes piscando nos céus satélites de comunicação.

Luiz André explica que nos últimos anos mais de 2.500 satélites dessa natureza foram lançados no espaço. "Estas luzes que "aparentemente" brilham e se movem são na maioria das vezes os chamados "satélites estacionários". Eles apresentam a mesmo velocidade angular da Terra, por isso ficam "parados" em relação a nós", informou.

O professor explica ainda que o brilho e a "sensação" de que se movem é devido à atmosfera. "Os satélites não têm luz própria, mas refletem a luz do Sol. Quando estes raios refletidos passam pela atmosfera ocorre um fenômeno chamado de refração da luz", explica ele.

Luiz André afirma que apesar dos inúmeros relatos ainda não há confirmação do contato de seres extraterrestres. "Eu, particularmente, gostaria muito que civilizações extraterrenas pudessem estar entrando em contato com a terra. Mas, estes fatos/vídeos relatados pelos internautas ainda não são os marcianos... rsrs", concluiu.