Envelhecer é um processo natural da vida, mas fazer isso bem e com qualidade, ainda é um privilégio para grande parte do público conhecido como "a melhor idade". Na tarde dessa quinta-feira (19), o Patos Hoje conheceu o Sr. Baltazar Guimarães Silva de 97 anos. Esbanjando simpatia e a vitalidade, ele conversou com nossa reportagem e disse que um dos segredos para se manter sempre saudável é não ficar parado.

O Sr. Baltazar joga cartas, recebe amigos e adora se aventurar pelo computador. Ele recebe e encaminha e-mails além de navegar por sites de notícia. Segundo ele, acompanha de perto os noticiários de Patos de Minas, do Brasil e do Mundo. Os 97 anos completados na semana passada, são para ele apenas números. Bastante lúcido, o Sr. Baltazar disse que um dos segredos para tanta vitalidade é sempre estar fazendo algo.


Ele conta que recebeu esse nome em homenagem aos três reis magos. “A mãe decidiu nos dar esses nomes em homenagem a eles, eu e mais dois irmãos nascemos em janeiro. Nossa mãe nomeou o primeiro de Gaspar, eu de Baltazar e dois anos depois nasceu o Belchior” disse ele. Durante a vida, o Sr. Baltazar foi locutor de rádio e também trabalhou na contabilidade. Ele ainda conta que por pouco não seguiu a carreira de sacerdote.

“Eu estudei no seminário com a intenção de ser padre para agradar meus pais, mas acabou que não segui o sacerdócio. Eu me casei, tive filhos e fui trabalhar como locutor e contabilista” relatou ele. Na residência dele, pendurado nas paredes, estão algumas histórias vividas como por exemplo o pôr do sol das ilhas gregas visitadas por ele. Os quadros, pintados pelo próprio Baltazar, retratam detalhes que jamais serão esquecidos.

Segundo a Denise, filha do Sr. Baltazar, ele adora pegar sol e não toma nenhum remédio. “Ele não possui nenhum problema de saúde, não toma remédio, ele é um exemplo de vida para todos nós” disse ela.