O Programa Semeando, desenvolvido pela FAEMG/SENAR, dentro do tema central Integração Campo-Cidade, promove uma grande confraternização entre os alunos das escolas situadas na zona urbanas e as do meio rural. Com as atividades nas escolas, os alunos e professores podem se inscrever nos Concursos de Desenho, Redação e de Experiências Pedagógicas, até o dia 04 de outubro. Os regulamentos dos concursos podem ser acessados no site: www.senarminas.org.br - Menu Programa Semeando 2010.

Em Tiros, o projeto denominado “Semeando Atitudes – Somos Guardiões da vida na terra” proporcionou a união entre as escolas municipais João Francisco Capetinga (urbana) e José Vicente de Oliveira (povoado Serra do Moinho). A professora da E.M. João Capetinga, Jalma Rodrigues da Silva, informou que no povoado, os alunos do 5º ano realizaram o plantio de mudas de árvores e conheceram o trabalho feito pela escola rural. Segundo ela, dentro do programa, a E.M. João Capetinga realizou ainda uma caminhada pelas ruas da cidade, encontro com produtores rurais, visitas a propriedades rurais. Estão previstas ainda, visita a nascentes, construção de viveiro para plantio de sementes de ipê rosa na escola, dentre outras atividades. O encerramento será com apresentações artísticas e gincana solidária.

Em Patos de Minas, a Escola Estadual Elza Carneiro Franco, também, proporcionou aos alunos uma integração maior com outro estabelecimento. A visita foi feita à Escola Agrotécnica Afonso Queiroz, oportunidade em que os alunos puderam conhecer as atividades rurais realizadas pelos alunos do ensino médio e do curso de técnico agrícola. O projeto na Escola Elza Carneiro foi desenvolvido pelas professoras Sara de Fátima Araújo, Aparecida Cristina Souza Tavares e Célia Aparecida Marques Landim. Segundo Sara, o objetivo foi possibilitar que os alunos conhecessem o processo produtivo no campo e vissem a dificuldade em se produzir alimentos. “Queremos com isso, que os alunos da nossa escola, que situa-se na área urbana, valorizem o trabalho do homem do campo”, acrescentou.

Em Lagoa Grande, a Escola Estadual Santa Terezinha desenvolveu também, uma série de atividades dentro do Programa Semeando, com destaque para: oficina de chás com uso de plantas medicinais pesquisadas e coletadas no Cerrado pelos próprios alunos; produção de brinquedos com material reciclável; intercâmbio com alunos do meio rural e palestra de conscientização para a preservação ambiental. O trabalho foi desenvolvido pelas professoras Iracema de Fátima Bernardes da Silva (Matemática e Ciências), Neide Aparecida Silva (Português), Esmeralda José Vieira Borges (Inglês e Religião) e Kátia Daniela Machado Lopes (Geografia). Envolveu os alunos dos 6º, 7º e 8º anos.

O Programa Semeando tem a parceria do SEBRAE, Governo de Minas, Sistema Sicoob Crediminas, CBMM, Bunge, Dow AgroSciences, sindicatos de produtores rurais, Superintendências Regionais de Ensino e Prefeituras.